Técnicos de Furnas Centrais Elétricas anteciparam em um dia, no final da tarde dessa quarta-feira (27), o restabelecimento de uma das duas linhas de transmissão de 750 mil quilovolts (kV) que ainda estavam fora de operação, devido aos temporais do fim de semana. A expectativa era de esse circuito, que conecta a hidrelétrica de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN), só voltasse nesta quinta-feira (28).
O reparo da linha permitiu que a usina de Itaipu elevasse de 4.200 megawatts (MW) para até 4.900 MW o limite de transmissão de energia no sistema de 60 Hz (frequência usada no Brasil). A diferença, de 700 MW, equivale à produção de uma unidade geradora da usina binacional.
O superintendente de Operação de Itaipu, José Benedito Mota Junior, explicou que devido ao impedimento dos dois circuitos de 750 kV o limite de transmissão de Itaipu, no setor de 60 Hz, estava em 4.200 MW quando a carga do Brasil estivesse acima de 72 mil MW; abaixo disso, o limite de transmissão era ainda menor, de 3.500 MW.
“Se considerarmos os períodos em que a carga no País está abaixo de 72 mil MW, o ganho no limite de transmissão que tivemos com o restabelecimento dessa linha de 750 kV é de 1.400 MW”, observou Mota.
O desligamento da linha ocorreu devido à queda de uma torre de transmissão no município de Santa Terezinha de Itaipu, a 11 quilômetros da subestação de Furnas, durante os fortes temporais que atingiram a região Oeste do Paraná no último sábado (23). A interrupção na transmissão de outro circuito de 750 KV, que ainda está em manutenção, foi provocada pela queda de uma torre a 74 quilômetros de Furnas, na região de Medianeira (PR). A expectativa é que essa linha volte a operar até o próximo domingo (31).
Fonte JIE