A administração do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e os Correios conseguiram arrumar mais um transtorno para os moradores da cidade, sob os olhos complacentes dos vereadores do município.
Cartas e encomendas não estão sendo entregues devido a uma desavença entre a prefeitura e a empresa estatal.
Pobre Foz do Iguaçu!
Leiam abaixo um relato de uma leitora do Não Viu?.
“Após muito tempo sofrendo com o descaso que a instituição “Correios” nos dedica, achei por bem torná-lo público.
Venho observando dificuldades no recebimento de objetos, tanto carta comum quanto Sedex, já há algum tempo. E cada vez ficando pior o serviço.
Também constatei que não é somente em uma determinada área ou região da cidade. Tenho tido problemas no meu endereço residencial, bem como no endereço do local onde trabalho. Fazendo uma busca (Google) por “Centro de Distribuição Itaipu – CDD – Correios”, é capaz de observar que as reclamações não são minhas somente.
Dos motivos para não realizarem a entrega de objetos, conforme o disposto no site quando da pesquisa pelo número do rastreio, relatarei os mais frequentes:
O carteiro relata que foi ao endereço por três tentativas seguidas e não encontrou ninguém no local. A indignação é que o endereço é comercial e “SEMPRE” há alguém na recepção. Neste caso, ficou bem claro que, provavelmente, o carteiro nem esteve no lugar. Aqui, outra observação é que ele só lança no sistema de rastreio a informação que “não havia ninguém no local” somente no final do seu expediente, ou seja, não se tem o horário exato que ele esteve a entregar. Tudo muito duvidoso e sem transparência alguma. Não preciso dizer que tivemos que sair em busca de localizar o endereço de onde deveríamos retirar o objeto para assim ter a posse da coisa.
Estas duas situações seguintes, muito semelhantes, aconteceram tanto em minha residência quanto no endereço do meu local de trabalho.
Sabendo da dificuldade em receber nossas encomendas, ficamos em vigília no portão de casa até o momento em que o carteiro passasse. Grosseiramente, ele nos informa que o número da casa está errado e devemos providenciar o número correto. Porém, dissemos a ele que moramos ali há mais de 20 anos e nunca nos chegou tal informação, mesmo por parte da Prefeitura. Simplesmente, sem nos informar qual o “suposto” número correto, nos virou as costas dizendo que não era problema dele e que não receberíamos mais encomenda enquanto não regularizássemos a numeração do logradouro. Detalhe que, vez ou outra – não sempre, ainda encontramos em nossa caixa de correspondência ofícios do DETRAN, boletos da Unimed, etc.
Parece que há uma contradição na própria instituição Correios. Após este ocorrido, fomos até o CDD – Centro de Distribuição Itaipu falar com seu Gerente. Todo cordial, nos adiantou que, infelizmente, havia alguns agentes que não estavam colaborando com a instituição, pois há uma divergência (contenda) entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e Correios e que, para garantirmos o recebimento, a partir de agora (agosto/2021), deveríamos retirar nossas encomendas no próprio CDD. Ou seja, mesmo pagando pelo serviço, não teríamos o serviço. Dito isso, ele foi à outra sala, trazendo em suas mãos correspondências nossas que deveriam ser entregues pelo carteiro e não foram. Aconselhou-nos a procurar um setor da Prefeitura que pudesse esclarecer-nos quanto à numeração correta.
O fato mais recente foi nesta semana, sobre um objeto postado em 08/09/2021 vindo de São Carlos (SP) para o endereço do meu trabalho em Foz do Iguaçu (PR). Chegou a Foz em 10/09/2021 e, na sequência, devolvido para o remetente sob a seguinte alegação:
“Objeto não entregue – endereço incorreto O número indicado para entrega é inexistente. Objeto será devolvido ao remetente” (transcrito conforme sistema de rastreio do próprio site do Correios).
Sem sabermos da “suposta” mudança da numeração do nosso estabelecimento, não nos oportunizaram também, sequer, a informação da possibilidade de devolução do objeto para termos tempo hábil e assim retirá-lo na Sede do Correios evitando que isso ocorresse. Resumindo, o remetente terá que pagar mais um envio.
Após meus relatos, algumas perguntas me veem à mente:
Se há um desentendimento entre Correios e Prefeitura de Foz do Iguaçu, é justo o cidadão que paga por seus serviços ficar com o ônus dessa desavença?
Se houve mudança nas numerações dos logradouros de Foz, porque o órgão responsável não nos oportunizou a devida informação?
Se houve mudança nas numerações dos logradouros de Foz, porque no carnê do IPTU ainda segue o endereço antigo?
Até quando teremos que aturar aos desmandos de determinadas instituições ficando reféns destas?
Porque diante de problemas como este quem poderia fazer algo para melhoria em prol da população local, não se mobiliza?
Encerro mandando um alô para o Prefeito e Vereadores de Foz do Iguaçu e dizer-lhes que fico feliz em saber que isso não ocorre em suas casas, por este motivo não tem como vocês saberem, não é mesmo?
Sorte de vocês…”
Assinado
Solange Zattoni