
No ano passado, o furto e roubo de automóveis e motos em Foz do Iguaçu chegou a 960, informa o jornalista Adelino de Souza, no jornal GDia, desta segunda-feira, 16.
O índice está acima da média do Paraná, que é de 142 crimes desse tipo por cem mil habitantes, segundo revela Adelino na reportagem.
Ou seja: com uma população de cerca de 260 mil habitantes, o limite tolerável seria de, no máximo, 400 veículos roubados por ano.
Essa situação persiste há anos e anos.
Pior: até o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Coif), localizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e a instalação de 70 câmeras de vigilância na Ponte da Amizade pela Receita Federal, inaugurados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em dezembro passado, parecem não ter surtido efeito.
Motivo: só neste ano, mais de 70 veículos já foram roubados em Foz, segundo o jornal.
A pergunta é: sem contar as câmaras de segurança que o prefeito Chico Brasileiro diz ter instalado na cidade, com todo esse aparato tecnológico de milhares de reais, não era para esse tipo de crime ser bem menor em Foz neste ano?