Fotos do dia: Itaipu no lugar habitado mais remoto do Brasil

A ilha fica a 1.160 quilômetros da costa do Espírito Santo (ES)

O local é santuário da biodiversidade do Atlântico Sul. Fotos: Alexandre Marchetti/IB

A Ilha da Trindade, lugar habitado mais remoto do Brasil e santuário da biodiversidade no Atlântico Sul, recebeu um sistema híbrido de geração de energia, com painéis fotovoltaicos, baterias de lítio e gerador de reserva.

O objetivo é substituir os geradores a diesel, que são mais caros e poluentes, e exigem complexa logística de transporte do combustível fóssil, por uma fonte de energia renovável. A ilha fica a 1.160 quilômetros da costa do Espírito Santo (ES).

A nova usina da Ilha da Trindade conta com 480 painéis solares (264 kWp), uma central de 200 kW, 48 baterias de lítio (645 kWh de capacidade) e gerador a diesel de reserva.

A meta é reduzir em 90% o consumo de óleo diesel — de 60 mil para 6 mil litros por ano — e eliminar a necessidade de transporte contínuo do combustível, feito em tambores por longas viagens marítimas.

O investimento no projeto foi de R$ 6,8 milhões.

A iniciativa é fruto do convênio “Segurança e eficiência energética em ilhas oceânicas brasileiras”, firmado entre Itaipu, Itaipu Parquetec e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), da Marinha do Brasil.

A operação logística foi realizada entre os dias 25 de março e 3 de abril e mobilizou cerca de 50 toneladas de equipamentos, transportados pelo navio NDCC Almirante Saboia, com apoio de um helicóptero H225M da Marinha.

O sistema entrou em operação há pouco mais de 30 dias, de forma ininterrupta, promovendo independência energética e redução dos impactos ambientais em um território sensível e estratégico para o Brasil.

Nesse período o diesel foi acionado em menos de 2% do tempo.

Vejam abaixo mais fotos de Alexandre Marchetti, da Itaipu Binacional:

A operação de transporte envolveu 61 manobras aéreas verticais (VERTREPs), além de 38 pousos diretos na ilha. Os equipamentos foram içados diretamente do navio para o solo, em uma logística desafiadora conduzida pela Marinha, com apoio de Itaipu.
Sistema é composto por baterias, gerador e painéis fotovoltaicos.
Equipe da Marinha responsável pelo transporte dos equipamentos.
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