
Em menos de uma hora, escoteiros que participam do JamCam, em Foz do Iguaçu, estão aprendendo a montar um “robô” de baixo custo, com papelão e canetinhas. A oficina é ministrada pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) desde segunda-feira até sexta-feira (10), quando é encerrado maior evento escoteiro já realizado no Brasil.
Em 2009, o Parque Tecnológico Itaipu sediou o 4º Jamboree Nacional Escoteiro, que reuniu 4,8 mil escoteiros. Já reconhecido pelo sucesso do evento, o PTI foi convidado desta vez para compor a programação do JamCam, que conta com participantes de 21 países.
A equipe da área de Ciência e Educação do Parque Tecnológico, em parceria com a Itaipu Binacional, integra as atividades de Ciência e Tecnologia da Aldeia Interamericana de Desenvolvimento Sustentável do JamCam, que tem como foco permitir que os participantes adquiram habilidades para atuar frente às questões em suas próprias comunidades.
A “aula” tem a duração de uma hora: são quatro por dia, com até 20 participantes, tempo suficiente para colocar o robô pra funcionar e deixar marcas: por onde anda, o robôzinho vai rabiscando com as cores das canetinhas.
Fonte: PTI