Prezadas e prezados leitores do Não Viu?, se vocês enviassem as fotos abaixo para alguém que não conhece Foz do Iguaçu, e dissessem que a obra abaixo está localizada no centro de uma cidade que recebe milhões de turistas anualmente e tem um orçamento de R$ 1,2 bilhão, esse alguém acreditaria?
Mais: se vocês contassem para essa pessoa que esta é a imagem que o prefeito vê, quando olha pela janela do gabinete dele ou sai na sacada desse mesmo gabinete, ela acreditaria?
Chega de blá-blá-blá e vamos aos fatos: esta obra é uma das primeiras da cidade construídas com recursos da Itaipu, em meados da década de 70, e já foi um dos cartões postais de Foz do Iguaçu. Localizada na Praça Getúlio Vargas, em frente da prefeitura, foi a sede da Câmara de Vereadores e, atualmente, abriga a Procuradoria do Município.
Suja, mal conservada e parecendo abandonada, hoje é um estímulo ao desleixo, ao vandalismo e uma prova viva de descaso e incompetência. É ela que o turista vê quando visita o centro de Foz – inclusive a decoração do Natal.
Resultado: como já é sabido pela psicologia que a primeira impressão é sempre a que fica, imaginem só a lembrança que os turistas vão guardar da Terra das Cataratas.
Mas, não custa perguntar: será que, com um orçamento de R$1,2 bilhão e tanto desperdício em coisas fúteis, não sobra um pouquinho para a prefeitura, pelo menos, pintar o prédio? Pela situação em que se encontra essa obra, parece ser até um prolema de saúde pública.