Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Exclusivo! Azeites argentinos conquistam o paladar e o gosto dos turistas

Conheça as marcas mais apreciadas pelos hermanos e as dicas para escolher produtos de qualidade

Por Vinícius Ferreira
17 agosto, 2023
| 4 minutos de leitura |
Chef de Cozinha Octavio Ariel Chazarreta dá a dica dos melhores azeites da Argentina. Foto: arquivo pessoal/cortesia

Chef de Cozinha Octavio Ariel Chazarreta dá a dica dos melhores azeites da Argentina. Foto: arquivo pessoal/cortesia

CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin

Por Cris Loose, especial para o Não Viu?

Entre os produtos que atraem a atenção dos visitantes em Puerto Iguazú e em outras cidades argentinas, estão os diversos tipos de azeite de oliva. Eles são facilmente encontrados na Feirinha e, também, nos mercados espalhados pela cidade turística, vizinha a Foz do Iguaçu.

Notícias Relacionadas

Itaipu reduz os preços das casas que serão leiloadas na segunda-feira (25)

Confira os segmentos que mais geraram empregos em Foz neste ano

Promessa de governador: veja como será o Centro Cívico de Foz

Conversando com moradores da fronteira é comum a marca “Cocinero” ser citada como a melhor e a mais usada na Argentina.  Produzido pela tradicional Molinos, que há mais de 120 anos atua no país, o azeite extravirgem “Cocinero” é exportado para vários países, assim como os outros produtos oferecidos pela indústria.

De acordo com a divisão Nacional de Alimentos da Argentina, atualmente mais de 80 as empresas extraem azeite de oliva no país. Algumas delas entregam as azeitonas e recebem uma parcela do azeite de oliva obtido. Entre empresas produtoras e fracionadoras, há mais de 90 marcas no país.

As mais vendidas nos mercados são: Lira, Cocinero, Mazzola, San Juan de los Olivos y Oleovita.

A produção Nacional de azeite de oliva despontou a partir do ano 2000, com a maior oferta de matéria prima colhida das novas plantações de azeitonas. Algumas dessas marcas não são muito conhecidas.

De acordo com o Chef de Cozinha Octavio Ariel Chazarreta, que atualmente trabalha em Iguazú e, também, em Ciudad del Este, a principal dica é optar sempre pelo azeite extravirgem. “Nós não precisamos sentir o cheiro da azeitona no azeite de oliva. Mas ele tem que ter um aroma intenso, bem característico do produto”, explicou.

Chazarreta também disse que existem marcas que até têm o aroma ao fundo, mas não têm as qualidades do azeite de oliva. “Daí a importância de optar sempre pelo azeite envasado na origem”, garantiu.

O Chef que já atuou em restaurantes, hotéis e eventos em vários pontos da Argentina e, também, do Paraguai, Uruguai e Brasil, também presta consultoria e é especializado em dietas para pacientes hospitalizados.

Os melhores – Para quem pretende investir em uma marca certificada, com respaldo e reconhecida internacionalmente, Chazarrete tem duas sugestões: o azeite de oliva Zuelo, fundado pela família Zuccardi em 1963, e o Laur, eleito o melhor azeite de oliva do mundo em 2020.

Laur – Fundada em 1889 a Laur foi pioneira na plantação de oliveiras na província de Mendoza e, também, na elaboração do azeite de oliva. Em 2010 passou a ser propriedade da família Millan e em 2019 ocupou o terceiro lugar no Ranking das 100 melhores olivícolas do mundo (EVOO WORLD RANKING) e a número 1 da Argentina.

Em 2021 foi escolhida como a olivícola número 1 do mundo e na nova edição do EVOO Word Ranking 2022, confirmou o posicionamento no Top 100 das melhores do mundo.

A produção hoje é coordenada pelo gerente geral e enólogo especializado na elaboração do azeite de oliva, Gabriel Guardia.

Saiba mais: https://laur.ar/pt/olivicola-laur/

Zuelo – A vocação para a viticultura nasceu de um sistema inovador de irrigação, criado pelo engenheiro Alberto Zuccardi e há três gerações a família trabalha na região de Mendoza, buscando criar, além de excelentes vinhos, uma categoria diferenciada de azeites na Argentina.

Saiba mais: https://zuelo.com.ar/

Cuidados – Que a Argentina oferece variedade e qualidade, não há dúvidas. Porém, na hora de fazer uma compra, seja do lado de lá ou do lado de cá da fronteira, é preciso ter atenção. O Ministério da Agricultura e Abastecimento do Brasil (Mapa), alerta que o azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo. A fraude mais comum na fabricação de azeite de oliva é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais.

Também já foram encontrados aqui no Brasil, casos de azeite de oliva refinado vendido como azeite extravirgem.

Para evitar comprar um azeite fora dos critérios de conformidade da classificação de azeite de oliva, é preciso prestar atenção em algumas dicas:

  • – desconfie do preço,
  • – confira a lista de produtos irregulares já apreendidos em operações do Mapa,
  • – fique atento às características da embalagem (o vidro deve ser escuro),
  • – prefira produtos com data de envase mais recente.

Proibido – Além disso, a ANVISA proibiu em março de 2021, a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de todos os lotes do azeite de oliva argentino da marca Valle Viejo, produzido por uma empresa desconhecida.

A medida foi motivada considerando a importação do produto, sem autorização dos órgãos competentes. Além disso, a comercialização e a distribuição do produto no Brasil estavam irregulares, com a rotulagem com informações incompletas e falsas sobre a identificação da origem.

Ainda segundo a Anvisa, todas as análises feitas no produto tiveram resultados insatisfatórios por descumprimento aos requisitos de composição e aos padrões de identidade e qualidade, não obedecendo as características mínimas de qualidade do azeite de oliva estabelecidas na legislação sanitária.

Na bagagem – Voltar para o país com algumas garrafas de azeite de oliva não é proibido, já que a legislação permite a entrada de produtos de origem vegetal industrialmente processados e sem risco de introdução de pragas. Embora não tenha uma limitação especificada para a quantidade de azeite de oliva, a Receita Federal alerta que, quando caracterizar destinação comercial, a mercadoria é retida na aduana brasileira.

Saiba mais aqui: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/viajantes-e-bagagens

Tags: Tríplice FronteiraÚltimas Notícias
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Vila A de Itaipu. Foto:  Kiko Sierich/PTI
Notícia

Itaipu reduz os preços das casas que serão leiloadas na segunda-feira (25)

22 agosto, 2025
2
Foto: Rádio Cultura
Foz do Iguaçu

Morre Ademir Volpato, fundador da Iguafarma, a “farmácia do Ademir”

22 agosto, 2025
1
Foto ilustrativa: Pixabay
Tríplice Fronteira

Fim da cobrança de roaming no Mercosul é aprovado pelo Senado

22 agosto, 2025
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

    • Notícia

    Foz do Iguaçu deve oferecer até 50% de desconto no Feirão do Turismo

    18 agosto, 2025
    1
    O prefeito de Foz do Iguaçu, Silva e Luna, e o presidente da Câmara de Vereadores. Paulo Debrito (à direita). Foto: Christian Rizzi/CMFI

    Vereadores de Foz desobedecem ao General Silva e Luna

    20 agosto, 2025
    3
    Foto: divulgação

    Paraguai abre seu território para ações militares dos EUA contra cartel venezuelano

    22 agosto, 2025
    1
    Show Marco Três Fronteiras

    Do calor de verão ao frio de inverno em dois dias

    21 agosto, 2025
    1
    Foto ilustrativa: Pixabay

    Prêmios para hackers

    18 agosto, 2025
    1

    Notícias Populares

    • Nos dias 12 e 13 de agosto, 48 servidores e voluntários participaram de treinamento no auditório da Fundação Cultural para aprender técnicas de abordagem e o uso do aplicativo. Foto: divulgação

      Foz está usando inteligência artificial para obter dados sobre a população de rua

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Confira os segmentos que mais geraram empregos em Foz neste ano

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • McDonald’s inaugura nova unidade em Foz do Iguaçu

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Vereadores de Foz desobedecem ao General Silva e Luna

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Itaipu reduz os preços das casas que serão leiloadas na segunda-feira (25)

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    Não viu?

    © 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

    Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

    • Aviso Legal
    • Não Viu, um olhar sobre tudo
    • Newsletter
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Quem somos

    Redes Sociais

    Bem vindo de volta!

    Entrar

    Esqueceu a senha?

    Recupere sua senha

    Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

    Entrar

    Adicionar Nova Lista de reprodução

    - Selecione Visibilidade -

      Sem Resultados
      Ver todos os resultados
      • Não Viu, um olhar sobre tudo
      • Últimas Notícias

      © 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais