O presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeou três novos conselheiros da Itaipu Binacional. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União.
Foram nomeados o presidente da Eletrobras, Wilson Pinto Ferreira Júnior, o ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, e o chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Célio Faria Júnior. O mandato dos três novos conselheiros vai até 16 de maio de 2020.
Leone é filho do ex-prefeito de Foz do Iguaçu na época do regime militar, coronel Clóvis Cunha Vianna, e foi quem substituiu o petista Jorge Samek na direção da empresa, por decisão do ex-presidente Michel Temer.
O Diário Oficial também traz a exoneração de Samantha Ribeiro Meyer-Plug Marques (ex-mulher do ministro Gilmar Mendes), Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa e Orlando Moisés Fischer Pessuti (filho do ex-governador do Paraná).
O Conselho de Administração da Itaipu Binacional é composto de 14 integrantes, sendo sete de cada país (seis conselheiros e um representante do Ministério de Relações Exteriores).