
O Conselho Nacional das Indústrias Maquiladoras de Exportação (Cnime) informou que as exportações registradas durante o ano de 2019 atingiram 722 milhões de dólares, registrando um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano de 2018, quando atingiram a soma de 675 milhões dólares.
Uma maquiladora é uma empresa que tem isenção de impostos para fabricar produtos destinados exclusivamente para a exportação.
Os itens mais exportados foram autopeças, roupas, tecidos, plásticos e produtos farmacêuticos.
O Cnime também destaca a aprovação de 33 programas que estarão operando sob o regime da indústria maquiladora, com um investimento de 58 milhões de dólares e a criação de 1.720 empregos.
Cabe destacar que as indústrias maquiladoras estão localizadas, na maioria, no Departamento do Alto Paraná (abrangendo Ciudad del Este), com 96 indústrias, seguidas da Central com 62, Amambay 17, Capital com 11 empresas, Canindeyú 5, enquanto Caaguazú, Guairá e Presidente Hayes com 3 indústrias. e os departamentos de Caazapá, Cordilheira, Itapúa, Ñeembucú e Paraguarí, possuem uma indústria maquiladora.
Fonte: IP