
O grupo multinacional ECB informou que estão em andamento os processos de instalação de uma usina de biocombustível, cuja construção começará em julho de 2020 em Villeta, a 45 quilômetros de Assunção.
Nela serão produzidos diesel renovável ou HVO, sigla em inglês para óleo vegetal hidrodratado, e querosene de aviação renovável ou SPK, em inglês, combustíveis que emitem menos gases de efeito estufa e que serão destinados à exportação para países signatários do Acordo de Paris, como Estados Unidos, Canadá e membros da União Europeia.
Nesta segunda-feira, 25, o presidente da empresa, Erasmo Battistella, informou o presidente da República, Mario Abdo Benítez, sobre o andamento do projeto Ômega Green. O evento ocorreu no Bourbon Hotel, em Luque.
A ministra da Indústria e Comércio do Paraguai, Liz Cramer, ressaltou que esse é o maior investimento da história do país. São US$ 800 milhões e empregará 3.000 pessoas durante o período de construção. Quando estiver operacional, gerará 2.400 fontes de trabalho. As obras serão concluídas no primeiro semestre de 2023.
Battistella destacou, por sua vez, as condições favoráveis que o país possui, como segurança jurídica, crescimento estável e baixos impostos, fatores que influenciaram a multinacional a decidir se instalar em solo guarani.
Fonte: Agência IP e ECB