Educação Patrimonial convida estudantes para uma viagem pela história de Foz

Os passeios acontecem todas as quintas-feiras, com saídas às 8h20 e às 14h00, da sede da Fundação Cultural

Foto ilustrativa: divulgação

Com o objetivo de despertar o interesse pela história local e promover a valorização do patrimônio do município, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu tem realizado atividades guiadas com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa é fundamentada na Lei Municipal nº 4.470/16, que estabelece a responsabilidade do Poder Público em promover, garantir e incentivar a preservação e promoção do patrimônio cultural do município.

Atualmente são quatro passeios que ocorrem todas as quintas-feiras, às 8h20, 9h20, 14h00 e 15h00, com saída da sede da Fundação Cultural. A atividade consiste em uma conversa inicial no auditório da Fundação e um percurso a pé pelo centro da cidade, durante o qual os alunos visitam locais históricos incluídos na lista de bens para tombamento de Foz do Iguaçu. O passeio termina na Biblioteca Elfrida Engel.

Trajeto

Entre os pontos visitados estão:

• O prédio da Prefeitura Municipal;

• A sede da Fundação Cultural, antigo Fórum da cidade;

• O Senac, que já abrigou o primeiro hotel cassino da região;

• O painel de Miguel Hachen, localizado na Praça da Paz, onde funcionava a antiga cadeia pública;

• A Estação Cultural Haroldo Alvarenga, antiga sede da Câmara Municipal;

• A primeira escola pública da cidade, Escola Munhoz da Rocha, atual Colégio Bartolomeu Mitre;

• O atual prédio do Ministério Público do Trabalho, antiga sede do Banco do Brasil;

• As ‘casas trigêmeas da Av. Brasil’, em frente ao Banco do Brasil;

• A Igreja Matriz e a Casa Paroquial.

A atividade conta com o apoio da Guarda Municipal, garantindo segurança aos participantes durante o trajeto.

Segundo a responsável pelo projeto de Educação Patrimonial, Liane Chicoski, desde o início das visitas, em Abril deste ano, 198 crianças já participaram das atividades e a expectativa é ampliar a ação para outras turmas escolares e também para a comunidade em geral ainda neste ano.

Frentes de atuação
A proposta está estruturada em três frentes de atuação: a formação de professores, as atividades educativas com os alunos, e a produção de materiais e eventos culturais voltados à comunidade. O material sobre o projeto já está sendo preparado inclusive para apoiar os professores.

O projeto busca não apenas sensibilizar professores e alunos sobre a importância dos bens culturais da cidade, mas também integrar esse conhecimento às práticas pedagógicas, fortalecendo a identidade local e a cidadania.

“No contexto escolar, é fundamental que professores e alunos compreendam a história de Foz do Iguaçu e conheçam sua identidade. Isso contribui para a transmissão de saberes e o fortalecimento do sentimento de pertencimento e responsabilidade com o patrimônio local”, destacou Liane.

Para o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, a educação patrimonial é uma ferramenta estratégica na preservação da memória da cidade. “Por meio da formação de professores e do envolvimento dos estudantes, estamos ajudando a construir uma consciência coletiva voltada para a valorização da nossa história e dos nossos patrimônios culturais”, afirmou Benites.

Já o prefeito General Silva e Luna, ressaltou o foco na formação intelectual das crianças. “Com esse projeto nós pretendemos fortalecer a herança cultural de Foz”, disse.

Parcerias
O projeto de Educação Patrimonial é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio de instituições de ensino superior da cidade, do Cepac, do grupo “Causos de Foz”, da ACAPI – Foz e do Governo do Estado do Paraná.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=54473

Sair da versão mobile