Até o próximo domingo (4), policiais de todo o país reforçam a presença nas rodovias federais, enfatizando a tolerância zero à mistura de álcool e direção para manter a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.
Na Operação Ano Novo deste ano, as equipes da PRF têm como objetivo reduzir o número de mortes nas rodovias federais que poderiam ser evitadas se condutores deixassem de assumir irresponsavelmente a direção de veículos após o consumo de bebidas alcoólicas.
De janeiro a dezembro de 2025, a PRF no Paraná registrou 439 acidentes de trânsito envolvendo motoristas que assumiram o volante após a ingestão de bebida alcoólica. 27 pessoas morreram nessas ocorrências.
A estatística é 41% maior que no mesmo período do ano passado.
Somente de janeiro a dezembro de 2025, a PRF aplicou 248.975 testes com o etilômetro. O número é quase 40% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (179.898).
A alcoolemia ao volante seja por constatação ou recusa é uma infração gravíssima de trânsito, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses.
