
Criado na Era do PT à frente da Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) toma um novo rumo: pela primeira vez, será dirigido com um viés de direita.
Conforme o Não Viu? antecipou no final do mês passado, o novo diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Castanheira Garrido Alves, tomou posse na manhã desta segunda-feira, 08, às 9h. A cerimônia aconteceu no Espaço Milton Santos no 3º andar do Edifício das Águas do PTI, dentro das instalações da usina..
O general Garrido substitui Flaviano da Costa Masnik, diretor administrativo-financeiro do PTI que ocupou interinamente o cargo desde maio deste ano. Com a vinda de Garrido, fica completa a equipe da diretoria do PTI, que inclui o diretor técnico Rafael José Deitos. Tanto Flaviano como Deitos são funcionários de carreira da Itaipu.
Com bastante experiência na área de gestão financeira, o general Garrido ingressou na carreira militar em 1975. Passou por diversos cargos importantes. Desde março de 2017 atuava no Ministério da Defesa como assessor especial. Deixou a função a convite do general Silva e Luna para comandar o PTI.
Conheça no Ler mais a carreira do novo diretor. Não é pouca coisa.
O general Eduardo Castanheira Garrido Alves ingressou no exército em 1975 pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo. Possui bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1978-1981), especialização em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército Rio de Janeiro (1989-1990), Mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1991), Doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1994-1996) e MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2010).
Foi gestor dos setores de Alimentação, Materiais, Licitações e Financeiro do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea, entre 1982 e 1985. Em 1986, gerenciou os setores de Alimentação, Materiais, Licitações e Financeiro do Depósito Regional de Material de Intendência da 1ª Região Militar. Comandou a 1ª Companhia Depósito de Material de Intendência da 1ª Região Militar, em 1987.
Participou da implantação da Aviação do Exército pelo 1º Batalhão de Aviação do Exército e da Base de Aviação do Exército. Entre 1992 e 1994, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras. Comandou o 11º Depósito de Suprimento entre 2006 e 2007. De 2008 a 2011 foi chefe da Seção de Planejamento e Execução do Orçamento do Exército na 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.
Em março de 2012 foi promovido ao generalato e assumiu a chefia da Assessoria Especial de Orçamento e Finanças do Exército Brasileiro. Em 2015, assumiu a 6ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. Desde março de 2017 atuava no Ministério da Defesa, a qual deixa o cargo de Assessor Especial do Ministro da Defesa para assumir a diretoria do Parque Tecnológico Itaipu.