
A Itaipu Binacional, a partir desta semana, vai seguir uma nova uma norma de concessão de patrocínios mais rigorosa.
A determinação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, prevê a otimização de recursos públicos para ações que deixem legado para a população, sem que haja aumento de tarifa da energia elétrica.
Pelo contrário, todas as medidas têm como proposta reduzir o valor do custo da eletricidade de Itaipu para os clientes.
“Além de moralizar o uso de recursos para patrocínios aderentes à missão da empresa, a Itaipu está remanejando o orçamento para investir em obras estruturantes, como é o caso da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a ampliação e modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, entre outras”, diz o general Joaquim Silva e Luna.
Veja quais são as exigências com a nova norma
1-) Apenas serão permitidos patrocínios relacionados a temas que contemplem o desenvolvimento social, econômico, turístico, tecnológico e sustentável da região de atuação da Itaipu, por meio de ações socioambientais, educativas, esportivas, culturais e tecnológicas;
2-) Os patrocínios atenderão somente entidades sem fins lucrativos;
3-) Serão vedados patrocínios para pessoas físicas, assim como para rodeios e para entidades que tiveram suas contas integralmente reprovadas em repasses anteriores;
4-) Também está vedado o patrocínio a fundações de Itaipu, ao futebol profissional e para shows artísticos.
Um dos últimos patrocínios assinados pela Itaipu, antes dessa nova norma, foi com Associação de Motociclistas Motoclube-BR277 Brothers Riders para pagar as despesas do piloto Marcio Bortolini no Campeonato Superbike Brasil 2019. O contrato foi assinado no dia 03 deste mês, depois da aprovação do Comitê de Patrocínios da empresa, e tem um valor de R$ 100 mil.
A última mudança da norma de patrocínio ocorreu em novembro do ano passado. A ideia é que a nova norma seja cada vez mais aperfeiçoada, atendendo os mais rigorosos parâmetros de compliance, que é a obediência a todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis a cada patrocínio.