
O governo do Paraguai informou, nesta quinta-feira (02), a criação da equipe responsável pela negociação do Anexo C do Tratado de Itaipu e antecipou, também, que ela contará com o parecer técnico do economista americano Jeffrey D. Sachs.
Segundo a Wikipédia, “Jeffrey David Sachs (Detroit, 5 de novembro de 1954) é um economista norte-americano conhecido pelo seu trabalho como conselheiro econômico de diversos governos da América Latina, do Leste Europeu, da extinta União Soviética, da Ásia e de África.
Atualmente, trabalha como professor na Universidade de Columbia. Propôs uma “terapia de choque” como solução para as crises econômicas que afetavam a Bolívia, a Polónia e a Rússia como parte do seu trabalho de aconselhamento.
É também conhecido pelo seu trabalho em agências internacionais para a redução da pobreza, o cancelamento da dívida e o controle de doenças, especialmente a AIDS, para os países subdesenvolvidos.”
O decreto também estabelece que a equipe de negociação do Paraguai será composta por representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Gabinete Civil da Presidência da República, do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e da Administração Nacional de Eletricidade (ANDE).