
Em nota publicada no dia 16 de maio passado, o Não Viu? antecipou aos seus leitores os nomes dos novos diretores das Diretorias de Coordenação e da Técnica da Itaipu Binacional, respectivamente, o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell e o engenheiro Celso Torino.
Carbonell tomou posse do cargo ontem (17) e Torino foi nomeado para assumir a Diretoria Técnica nesta terça-feira (18).
Outra nomeação que está por vir é a do novo Diretor Administrativo, que deve ser outro militar.
Vejam, abaixo, o que a Itaipu Binacional informou hoje sobre Torino.
Uma semana depois da nomeação do general Luiz Felipe Carbonell para a Diretoria de Coordenação de Itaipu, o presidente Jair Messias Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nomearam o engenheiro Celso Villar Torino, empregado de carreira, para diretor técnico da binacional, cargo diretamente ligado à área fim da usina, a produção de energia.
A nomeação foi publicada nesta terça-feira, 18, no Diário Oficial da União (DOU). A data da posse ainda não foi definida. O mandato tem validade até 16 de maio de 2022. http://www.in.gov.br/web/dou/-/decretos-de-17-de-junho-de-2019-164076822
Celso Torino é o quarto diretor de Itaipu nomeado pelo presidente Bolsonaro e é o único sem formação militar. É também o primeiro diretor técnico de carreira do lado brasileiro da binacional. A escolha de seu nome se deve, principalmente, à experiência e competência técnica demonstradas em 30 anos de carreira na usina de Itaipu. Ele substitui no cargo Mauro Corbellini.