Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Terra das Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Conteúdo Publicitário
Home Notícia

Conforme o esperado, Bolsonaro nomeia general Silva e Luna para dirigir Itaipu. O inesperado é o diretor financeiro

Por Vinícius Ferreira
21 fevereiro, 2019
| 4 minutos de leitura |
0 0
Compartilhar no FaceTwitterMandar pro ZapEnvie no Telegram
Visita de Joaquim Silva e Luna à Itaipu em 13 de julho de 2018, então como ministro da Defesa. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu

Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (21), o presidente Jair Messias Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia (MME), almirante Bento Costa Lima Leite, nomearam o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, e o novo diretor financeiro executivo da empresa, vice-almirante Anatalício Risden Júnior.

Eles substituem Marcos Vitório Stamm e Mário Antônio Cecato, respectivamente.  A data da posse e o local da solenidade de transmissão de cargo ainda não foram definidos.

Notícias Relacionadas

Tendencioso, Ney Patrício interrompe explanação de cientista que desmontou os argumentos para soltar o tucunaré

Atenção, donos de cães de Foz do Iguaçu! Leiam esta boa notícia

Boa notícia! Em julho, Foz foi o terceiro destino no Brasil mais reservado por estrangeiros

Essa nomeação do diretor-geral brasileiro já era esperada há cerca de um mês.

A novidade, no caso, é a nomeação do diretor financeiro executivo, que não era esperada. A Diretoria Financeira Executiva é quem manda no dinheiro, ou melhor: tem a chave do cofre. Nela, os paraguaios não mandam, pois, em Itaipu, as diretorias são dividas entre o Paraguai e o Brasil em executivas, as que mandam, e não executivas, as que obedecem, embora, aparentemente, as decisões sejam tomadas em conjunto.

No caso da Diretoria Financeira, o Brasil, por ter bancado a construção, sempre ficou com a direção executiva. Assim, os gastos da Itaipu, agora, terão um controlador do dinheiro da usina com o perfil “mão de ferro” da gestão Bolsonaro.

O interessante em tudo isso é o fato de Bolsonaro não ter nomeado os diretores para as Diretorias Administrativa, Técnica, Jurídica e de Coordenação.

Para o Não Viu?, isso gera a desconfiança de que vai ocorrer o que sempre ocorreu nas trocas da direção brasileira da Itaipu Binacional, esse cargos, infelizmente, serão usados nas barganhas políticas. Mas essa é uma especulação que só será comprovada posteriormente.

Vejam no Ler mais, os currículos de cada novo diretor e se atentem ao do diretor financeiro.

Vasta experiência

Ex-ministro da Defesa e general de exército da reserva, Silva e Luna é o terceiro diretor com formação militar a ficar à frente da condução do lado brasileiro da empresa. Ele esteve à frente do Ministério da Defesa de 27 de fevereiro de 2018 a dezembro do mesmo ano e foi o primeiro militar a comandar a pasta.

Neste período, esteve na Itaipu para uma reunião com o então ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em 13 de julho de 2018.

Na ocasião, o general pôde conhecer melhor a estrutura da empresa e a importância de Itaipu como uma das infraestruturas críticas do País, tema do qual tem amplo conhecimento e formação. Para o novo diretor-geral, “o cargo é estratégico e requer uma boa bagagem em gestão”.

Com vasta experiência em planejamento estratégico, orçamento e gestão de projetos, ele comandará o lado brasileiro da usina em um momento relevante para a binacional, às vésperas da renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras e vence em 2023.

Outro desafio será o de dar continuidade ao processo de atualização tecnológica das unidades geradoras da usina. O prazo previsto do trabalho é de 14 anos e o investimento é de cerca de U$ 660 milhões. As propostas comerciais das empresas e dos consórcios interessados no trabalho devem ser apresentadas ainda no primeiro semestre de 2019.

Formação e carreira
Aos 69 anos, o pernambucano de Barreiros (PE) tem uma vasta formação acadêmica e uma carreira sólida no Exército. É doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1987/88), mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1981) e pós-graduado em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1998) e em Projetos e Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília (1995).

Como oficial-general, foi comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM), de 2002 a 2004. Em Brasília (DF), foi diretor de Patrimônio, de 2004 a 2006; chefe do Gabinete do Comandante do Exército, de 2007 a 2011; e chefe do Estado-Maior do Exército, de 2011 a 2014. Como oficial superior, comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção, em Boa Vista (RR), de 1996 a 1998. No Ministério da Defesa foi ainda secretário-geral da pasta, onde também foi secretário de Pessoal Ensino, Saúde e Desporto.

No exterior, foi membro da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai e Assessor de Engenharia, de 1992 a 1994, e Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico em Israel, de 1999 a 2001. Ainda em Israel, fez o curso Combate Básico das Forças de Defesa de Israel no Instituto Wingate Israel (2000).

Antes de ingressar no Exército, estudou na Escola Agrotécnica Federal de Barreiros (PE), de 1962 a 1968. Em 10 de fevereiro de 1969, entrou na Academia Militar das Agulhas Negras, onde se graduou e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Engenharia, em 16 de dezembro de 1972. Durante a sua vida militar recebeu diversas condecorações nacionais e de nações amigas.

O último militar brasileiro a dirigir Itaipu, de 1985 a 1990, foi Ney Aminthas de Barros Braga. Paranaense, foi deputado federal, senador, governador do estado do Paraná e prefeito de Curitiba. Ele foi precedido pelo general de exército José Costa Cavalcanti, o primeiro diretor-geral brasileiro de Itaipu (1974-1985), que participou de todo o processo de construção da usina.

Novo diretor financeiro executivo
Militar da reserva após 40 anos e 8 meses na ativa da Marinha do Brasil, Anatalício Risden Júnior, novo diretor financeiro executivo da Itaipu, tem ampla experiência em administração e economia do setor público, finanças governamentais, orçamento público, operações de crédito internacionais e estruturação de projetos complexos de Defesa, em relação à vertente orçamentária e financeira.

Bacharel em Ciências Navais, ele tem especialização em Intendência para Oficiais; MBA em Administração de Investimentos Financeiros; é mestre em Ciências Navais e doutor em Altos Estudos de Política e Estratégia – Marítimas. Desde 2015, é consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre março de 2007 a abril de 2015, Anatalício foi diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha (COrM), constituindo o elo entre a Força e os demais entes do orçamento federal, entre eles, o Ministério da Defesa, o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento. No cargo, o vice-almirante atuou em todo o processo orçamentário, desde o planejamento, passando pela captação de recursos, até o controle de sua execução.

Nascido em Curitiba, em 1956, Anatalício recebeu, no final de 2012, o título de Vulto Emérito de Curitiba pela Câmara Municipal da cidade.

 

Tags: Itaipu
CompartilharTweetarEnviarCompartilhar

Olá, receba alerta de nossas notícias :)

Deixar de fazer parte do Clube
Publicidade Publicidade Publicidade
Conteúdo Publicitário

Relacionados +Conteúdos

Notícia

O custo do escritório da Itaipu em Curitiba-Capítulo3: saibam quanto foi gasto de diárias e passagens em apenas um ano

29 março, 2019
71
Notícia

Desembargador que tentou soltar Lula determina saída de Marun do Conselho de Itaipu

25 março, 2019
30
Notícia

Conheça a nova chefe de gabinete do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu

25 março, 2019
268
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Mega-sena

Locais da sorte em Foz: veja onde foram feitas as apostas que acertaram a quadra na Mega-Sena

8 agosto, 2022
1
Boa notícia! Consultório na Rua de Foz faz mais de 650 atendimentos em quatro meses

Boa notícia! Consultório na Rua de Foz faz mais de 650 atendimentos em quatro meses

5 agosto, 2022
0
Comissão processante notifica vereador Galhardo para apresentação de defesa

Comissão processante notifica vereador Galhardo para apresentação de defesa

11 agosto, 2022
1
Não é piada! Carta da USP em defesa da democracia é assinada por 10 apoiadores de ditaduras

Não é piada! Carta da USP em defesa da democracia é assinada por 10 apoiadores de ditaduras

11 agosto, 2022
3
Quem imaginaria? Queda do preço dos combustíveis em julho resulta em deflação histórica no Brasil

Quem imaginaria? Queda do preço dos combustíveis em julho resulta em deflação histórica no Brasil

9 agosto, 2022
1
Em meio a protestos da imprensa paraguaia, Itaipu reduz o preço da energia vendida ao Brasil

Em meio a protestos da imprensa paraguaia, Itaipu reduz o preço da energia vendida ao Brasil

9 agosto, 2022
3
Flagrantes

Flagrantes

7 agosto, 2022
0
Está se esquecendo de quase tudo? Pode ser por causa daquilo que você come e bebe, sabia?

Está se esquecendo de quase tudo? Pode ser por causa daquilo que você come e bebe, sabia?

8 agosto, 2022
2
Boa notícia (03)! De novo, Petrobras reduz preços de venda de diesel para as distribuidoras

Boa notícia (03)! De novo, Petrobras reduz preços de venda de diesel para as distribuidoras

11 agosto, 2022
0
Veja qual é previsão de como ficará o tempo em agosto no Paraná

Veja qual é previsão de como ficará o tempo em agosto no Paraná

5 agosto, 2022
1
Prefeitura de Foz irá nas casas de quem não tomou todas as doses da vacina da Covid-19

Prefeitura de Foz irá nas casas de quem não tomou todas as doses da vacina da Covid-19

9 agosto, 2022
1
Atenção, médicos formados no Paraguai! Inep divulga versão preliminar de gabarito do Revalida 2022/2

Atenção, médicos formados no Paraguai! Inep divulga versão preliminar de gabarito do Revalida 2022/2

10 agosto, 2022
1
UNILA e CCZ realizam mapeamento de residências de acumuladores de objetos e animais

UNILA e CCZ realizam mapeamento de residências de acumuladores de objetos e animais

8 agosto, 2022
0
Deputado eleito por Foz quer dar um novo destino a prêmios não regatados do Nota Paraná

Deputado eleito por Foz quer dar um novo destino a prêmios não regatados do Nota Paraná

8 agosto, 2022
2

Notícias Populares

  • Sem parecer do IAT, vereadores de Foz discutirão se vão obrigar a soltura da maior praga da Bacia do Paraná

    Sem parecer do IAT, vereadores de Foz discutirão se vão obrigar a soltura da maior praga da Bacia do Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Comunidade científica assina Nota de Repúdio contra projeto de Lei que proíbe a pesca do tucunaré

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Em meio a protestos da imprensa paraguaia, Itaipu reduz o preço da energia vendida ao Brasil

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Não é piada! Carta da USP em defesa da democracia é assinada por 10 apoiadores de ditaduras

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vereadores de Foz decidem amanhã (09) se aceitam denúncia contra vereador acusado de vender cargo de assessor por R$ 30 mil

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Aproveitem! Preço do etanol e da gasolina vendidos em Foz baixou mais ainda nesta quinta-feira (04)

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Boa notícia! Em um mês, valor do litro da gasolina teve queda de 24,19% no Paraná

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Vereador de Foz vota a favor de aceitar denúncia contra ele mesmo

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Boa notícia! Nesta quinta (11), os preços do etanol e da gasolina caíram mais ainda em Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Fotos do dia: “devolvam a bandeira do meu país”, Chico Brasileiro e Nilton Bobato!

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Home
  • Quem somos
Hospedado no Brasil pela Septe Inteligência

© 2021 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais e Agência BP2

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias

© 2021 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais e Agência BP2

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução