O presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício (PSD), apresentou na sessão ordinária de quinta-feira (14) o requerimento em que solicita a realização de Audiência Pública para debater sobre a criação do serviço público de Loteria, no âmbito do município, é o que informa Elson Marques, da EMS Editores, na edição desta segunda-feira (18), do jornal GDia.
Acredite, se quiser, segundo o vereador, a novidade vai ajudar na retomada da economia na cidade e as receitas advindas do serviço podem ser destinadas para as atividades sociais da prefeitura.
Vale lembrar que a Prefeitura de Foz do Iguaçu ganha, todos os anos, milhões de reais de royalties da Itaipu, mas a população não é informada sobre o destino desse dinheiro.
Tal recurso deveria ser aplicado em investimentos, mas serve, em grande parte, para bancar o custei da prefeitura e da Câmara Municipal.
Este ano, por exemplo, foram repassados 92 milhões aos cofres do município referentes a esses royalties.
Em setembro de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que a União não tem o monopólio para manter jogos lotéricos, que podem ser criados e explorados também pelos estados e municípios, desde que estejam de acordo com a regulamentação federal.