O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, retomou a testagem local para o diagnóstico da Covid-19 com uma importante novidade.
Por meio de convênio com a Itaipu Binacional, agora o resultado dos testes, que vinha sendo feito em Curitiba e demorava até três dias, poderá sair em 24 horas, dependendo do horário da coleta.
A Itaipu financiou a aquisição de um equipamento de alta tecnologia, denominado extrator e purificador de ácido nucleico automatizado, que substitui parte do processo que anteriormente era realizado de forma manual.
O novo equipamento, com custo de R$ 293 mil, diminui o tempo de extração e a interferência humana, e, ao mesmo tempo, aumenta a sensibilidade do exame.
Para efeito de comparação, no processo manual realizado anteriormente, o laboratório demorava 1h30 para realização de 30 extrações. Já com esse equipamento, será permitido fazer 96 extrações simultâneas em apenas 30 minutos.
O equipamento entrou em operação nesta quarta-feira (24).
“A Itaipu, sabe que investir em saúde é salvar vidas. Alinhados com o governo federal no enfrentamento do novo coronavírus, não temos medido esforços para cuidar da saúde da nossa gente”, diz o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna.
Com informações da IB