As obras do viaduto do km 10 em Ciudad del Este, do outro lado da Ponte da Amizade, no Paraguai, tiveram início nesta quinta-feira, 3 de julho, com a chegada de maquinário às ruas coletoras do km 8,7 da Rodovia PY02 para a implementação do Plano de Desvio de Tráfego (PDT).
Representantes da Itaipu Binacional, do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e do Consórcio Acaray-Tocsa, que será responsável pela execução do projeto, acompanharam o início das obras.
O projeto do governo paraguaio, financiado e executado pela usina, resolverá o problema de congestionamento de tráfego neste ponto, representando também inúmeros benefícios para os veículos que trafegam neste trecho da Rota PY02 e uma oportunidade de crescimento urbano e econômico para o décimo departamento.
O engenheiro Fernando Barúa, chefe do Departamento de Obras e Manutenção da Superintendência Binacional de Obras e Desenvolvimento, afirmou que o objetivo dos trabalhos iniciais é minimizar o impacto no tráfego de veículos na área.
O novo projeto financiado pela Itaipu é considerado um dos projetos rodoviários mais importantes para melhorar a conectividade na área metropolitana de Ciudad del Este.
Opinião
Enquanto isso, o Trevo do CTG Charrua em Foz do Iguaçu continua só na promessa.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu deveria perguntar à população se é melhor ficar aguardando as promessas do governo do Paraná, para construir obras de infraestrutura na cidade, ou empenhar seus esforços, e dinheiro, em resolver um dos maiores gargalos do trânsito de veículos da cidade.
Gargalos que condenam os motoristas a gastarem mais combustível, caríssimo por sinal, e atrasar, literalmente, a vida da população, devido aos engarrafamentos na BR-277.