O índice de preços ao consumidor (IPC-Foz) dos itens da cesta básica em maio de 2019 apresentou, pela primeira vez no ano, uma redução de 1,24% em relação ao mês anterior (Abril). É o que informa o boletim do Centro de Pesquisas Econômicas Aplicadas, da Unila.
Entre os itens com maior variação positiva destacam-se os Açúcares e derivados com aumento de 11,7%, Sal e condimentos com aumento de 3,1% e Carnes e peixes industrializados com variação positiva de 3%.
Entre os itens que apresentaram diminuição destacam-se Hortaliças e verduras (-13,2%), Pescados (-11,8%), Tubérculos, raízes e legumes (-10,9%) e Cereais e leguminosas (-5,7%).
Veja mais detalhes no Ler mais.
No Item Horaliças e verduras, a maior redução nos preços foi observada no repolho, diminuindo cerca de 23%.
A alface também apresentou queda nos preços em aproximadamente 11,2% provovado pela alta produtividade e baixa demanda da folhosa devido a queda da temperatura.
Entre os Tubérculos, o preço da batata diminuiu 13,2% no período por causa do aumento da oferta de final de safra. O tomate também apresentou recuo nos preços em cerca de 17,4% com a intensificação da primeira safra de inverno.
Entre as Frutas, a banana caturra e banana-maçã diminuíram em cerca de 31,3%% e 15,8%, respectivamente, devido à intensificação da colheita nas principais regiões produtoras.
O preço das carnes em geral aumentou cerca de 1,9% com destaque para a alcatra (4,1%) e peito bovino (8,5%) e costela (3,8%). Em compensação, o preço do patinho recuou 5,2%, paleta (-4,7%) e músculo (-1,1%). O preço dos ovos reduziu 5,5% em maio.
Fonte: Cepecon