Veterinários do Centro de Pesquisas de Vida Silvestre (CIASI), da margem paraguaia da Itaipu Binacional, realizaram exames de saúde em três capivaras que chegaram recentemente ao Centro Ambiental Tekotopa, vindas do Refúgio de Vida Silvestre Atinguy, da hidrelétrica binacional de Yacyretá (EBY).
Os animais estão atualmente em quarentena, sob observação e monitoramento profissional.
O coordenador do CIASI, Santiago Molina, explicou que durante o processo foram coletadas amostras de sangue para exames laboratoriais e amostras fecais para a detecção de parasitas intestinais.
Ele observou que, em princípio, os espécimes estão em boas condições de saúde, mas que análises mais aprofundadas permitirão uma confirmação precisa de sua condição.
Molina explicou que, caso não haja achados significativos nos resultados laboratoriais, a quarentena poderá ser estendida por apenas 10 a 15 dias. Caso sejam identificadas doenças ou cargas parasitárias, o período poderá ser estendido para até 30 dias, dependendo dos protocolos médicos aplicados.
Após o fim da quarentena, as capivaras farão parte da exposição Trilha da Onça-pintada de Tekotopa, que em breve estará aberta ao público.
Inicialmente, as três capivaras permanecerão separadas da população existente no Centro Ambiental, pois a socialização com outros animais requer um processo gradual para garantir a segurança e o bem-estar de t










