
A Senad – Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, transformou o Chevrolet Camaro que pertencia ao suposto narcotraficante Reinaldo “Cucho” Cabaña, conhecido como “Pablo Escobar do Paraguai!, em um carro de polícia. A “viatura” está sendo usada em operações na cidade de Encarnación, na fronteira com a Argentina.
A Senad e a Senabico (Secretaria Nacional de Administração de Bens Apreendidos) colocaram em prática o projeto de transformar os veículos de “Cucho” em viaturas policiais. O Chevrolet Camaro, começou a ser utilizado hoje, na operação verão.
O carro preto, denominado 003, foi adesivado com a inscrição e a logo da Senad. O automóvel esportivo de luxo tem um motor de 6.163cc, é movido à gasolina e desenvolve até 461 cavalos de força. Tem potência, mas o problema é que o consumo é alto e a manutenção não é barata.
No total, os 23 veículos de “Cucho” que foram apreendidos na Operação Berilo, deverão ser usados no combate ao narcotráfico. Reinaldo Cabaña ostentava uma vida luxuosa e entre os veículos de luxo tinha também uma Lamborghini Gallardo.
Assim como os carros, a Senabico pretende explorar turisticamente a luxuosa fazenda que Cucho mantinha na cidade de Juan E. O’Leary, departamento de Alto Paraná. A fazenda Nápoles, como é chamada, estava fechada mas, sem segurança, acabou sendo invadida por curiosos que entraram na área sem permissão. A casa da estância é uma réplica da casa de Pablo Emilio Escobar Gaviria, o poderoso narco colombiano, chefe do temido Cartel de Medellín, morto em 02 de dezembro de 1993.
Outros bens de Cabañas – como uma rede de motéis – estão sendo administrados e mantidos pela Senabico, até que a situação processual de Cucho seja definida.