
Na pauta de amanhã (18), da sessão da Câmara de Vereadores, dará entrada para a apreciação das comissões da casa um projeto de Lei, de autoria do vereador Kako, que legaliza a adoção comunitária de animais abandonados.
Segundo a proposta, “define-se como cão comunitário todos os cães que estabelecem vínculo de manutenção, dependência e afeto com a população e/ou local onde vivem, não havendo um tutor ou proprietário definido, mas sim mantenedores responsáveis por alimentação, abrigo e cuidados diários de forma continuada”.
Ou seja: aqueles animais, sem dono, que vivem perambulando por bairros, mas que recebem alimentação de vários moradores simpáticos a eles, agora poderão, inclusive, ter uma casinha na calçada, na frente da casa de um dos mantenedores, desde que ela não afete a passagem dos pedestres, segundo prevê o projeto.
Porém, o grupo que adotar cães ou gatos terá a “responsabilidade de registrar, castrar e prover suprimento das necessidades básicas, a fim de proporcionar o bem-estar do animal”.