A pedido do vice-prefeito de Foz, Nilton Bobato, que também é responsável pela Secretaria de Saúde de Foz, a responsável pela Secretaria Municipal da Administração, Salete Aparecida de Oliveira Horst, abriu uma Comissão de Sindicância para saber quem vazou a lista com o numero de pacientes que aguardam atendimento em várias especialidades médicas, publicada pelo jornal Tribuna Popular, edição de 4 a 8 de julho deste ano.
Segundo a Prefeitura de Foz, o relatório de gestão do Sistema de Informação da Saúde, publicado pelo jornal, que é usado pela Secretaria Municipal de Saúde, tem informações “protegidas pelo sigilo ético na conduta dos profissionais da saúde”.
Tais informações revelaram um verdadeiro caos no sistema de Saúde Pública do município. A título de exemplo, de acordo com o jornal, “o procedimento que detecta câncer de intestino leva mais de três anos para ser marcado”.
Mais: a área de oftalmologia lidera a busca por consultas na saúde pública de Foz, com mais de 9,8 mil pedidos de atendimento. Por isso, esses pacientes vão ter de esperar até 294 dias para agendar o serviço, diz o Tribuna Popular. Vale ressaltar que muita gente está ficando cega por causa disso.
A edição completa do jornal contradiz quase todas as propagandas da Prefeitura de Foz na área de saúde e pode ser vista aqui. Não deixe de ler!