Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Bem que chineses tentaram, mas recorde mundial de geração anual ainda é de Itaipu

Por Vinícius Ferreira
4 janeiro, 2019
| 3 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Três Gargantas e Itaipu: saudável competição.

Mesmo 60% maior que Itaipu em capacidade instalada, a usina de Três Gargantas não superou o recorde mundial de Itaipu, de 2016, quando a binacional brasileiro-paraguaia gerou 103,1 milhões de megawatts-hora (MWh).

Mesmo assim, os chineses produziram 101 milhões de MWh, em 2018, e tornaram Três Gargantas a segunda hidrelétrica do mundo a superar a barreira dos 100 milhões de MWh (a primeira nem precisa repetir qual foi).

Notícias Relacionadas

PRF registra queda de 43% nas mortes no feriado do Dia do Trabalho no Paraná

Tenente-coronel é preso com R$ 400 mil em medicamentos ilegais na Ponte da Amizade

Blitz no centro de Foz marca início do Maio Amarelo

A capacidade instalada da usina de Três Gargantas é de 22,4 mil megawatts (MW), 60% maior que os 14 mil MW de Itaipu. Isto é, Três Gargantas corresponde a 1,6 Itaipu.

Mas, na comparação de produtividade, a binacional mantém, além da produção anual recorde de 2016, a melhor média dos cinco anos – 98,5 milhões de MWh. A média dos cinco melhores anos da usina chinesa é de 97,9 milhões de MWh.

E como Itaipu, com menos capacidade, consegue ser competitiva e ate mesmo superar a produção de Três Gargantas?

Segundo o diretor técnico executivo de Itaipu, Mauro Corbellini, há uma série de razões que diferenciam os projetos dessas duas megausinas extraordinárias, entre elas, os objetivos, a regularidade das vazões e os mercados de consumo.

Mas, se fosse para destacar só um dado, afirma Corbellini, seria a produtividade da Itaipu.

Dança com as águas

Foto: Itaipu Binacional Paraguai

Nos melhores cinco anos da Itaipu, todos recentes, a produtividade média tem sido de 97,8%. Isso significa, na prática, que 97,8% da água turbinável, prevista pelo projeto, foi transformada em energia, em MWh, ou seja aproveitada para gerar. Quase não houve desperdício.

Isso se deve ao processo interno adotado pela usina, conhecido como “dança com as águas”.
Coordenado pela Diretoria Técnica, esse sistema permite sincronizar as atividades binacionais de Engenharia, Obras e Montagens, Manutenção e Operação ao sinal hidrológico, não somente da Itaipu, mas de seus parceiros, como Operador Nacional do Sistema (ONS), Furnas, Eletrosul e a estatal paraguaia Ande.

“É justamente essa produtividade que tem feito a diferença”, reforça Corbellini.

Torcida

O diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, explica que “os excelentes índices de Itaipu, associados à afluência da Bacia Hidrográfica do Paraná e à demanda por energia dos mercados brasileiro e paraguaio, têm permitido a nossa usina viver o seu melhor desempenho operativo dos últimos anos”.

Sobre o que considera uma saudável concorrência operativa entre as usinas, Stamm diz que, inevitavelmente, um dia a chinesa, por ter capacidade instalada muito maior, ultrapassará Itaipu.

“Mas eu torço pra que isso demore a acontecer”, diz Stamm, em tom de brincadeira.

Cooperação

Três Gargantas: desde o início, muitos estudos em Itaipu. Foto: Allen Watkin\Flickr

Três Gargantas foi construída no Rio Yang-tsé e tem como funções não só a geração de energia, mas também a prevenção de enchentes (que provocavam catástrofes, antes da construção da barragem) e facilitar o transporte fluvial.

Ela é mantida pela holding Three Gorges Corporation, que controla várias usinas chinesas. A mais importante é justamente Três Gargantas, a maior do mundo em capacidade instalada.

Boa parte do know-how utilizado no projeto daquela usina foi adquirida pelos chineses em visitas à hidrelétrica de Itaipu desde o início da sua construção, ainda em meados de 1974, nos canteiros de obra.

As duas usinas têm um ótimo relacionamento. Ambas mantêm vários protocolos de intenções para desenvolver ações conjuntas de pesquisa nas áreas de energia renovável.

Itaipu desenvolve vários projetos neste setor, entre eles o do biogás, replicado em várias partes do Brasil e do mundo.

Estão previstas nesta parceria a realização de seminários técnicos para troca de conhecimentos em temas operacionais, seminários setoriais, além de estágios para jovens engenheiros, projetos de pesquisa que fortaleçam os parques tecnológicos e cooperação em projetos de responsabilidade social e desenvolvimento regional.

Tags: EnergiaItaipu e Três Gargantas
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Paraguai tem energia de sobra, mas vai faltar luz no verão

13 dezembro, 2018
20
Notícia

Itaipu também ajuda a iluminar o Amazonas. Veja porque

16 outubro, 2018
30
Notícia

Usina Baixo Iguaçu, a apenas 90 km das Cataratas, começa a operar ainda este ano

18 junho, 2018
330
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto: divulgação/PMFI

Blitz no centro de Foz marca início do Maio Amarelo

4 maio, 2026
3
Foto: divulgação

Greve do transporte coletivo chega ao fim em Foz

29 abril, 2026
3
Foto de Foz do Iguaçu: PMFI

Hoteleiros de Foz já têm motivos para rir à toa com os números do feriado de Tiradentes

28 abril, 2026
3
Foto: PMFI

Hoje, haverá blindados circulando pelo centro de Foz do Iguaçu.

4 maio, 2026
1
Foto ilustrativa: Pixbay

Arritmias cardíacas: Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol

27 abril, 2026
1

Notícias Populares

  • Foto: Orlando Kissner/ANPr

    Deixe os agasalhos à mão

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Blitz no centro de Foz marca início do Maio Amarelo

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Jazz em Foz: festival gratuito deve reunir mais de 10 mil pessoas no fim de semana

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • PRF atende atropelamento com vítima fatal no acesso à Ponte da Integração

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Hoteleiros de Foz já têm motivos para rir à toa com os números do feriado de Tiradentes

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais