O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), criou a Represa de Pesca Esportiva do Baixo Iguaçu, no Sudoeste do Estado, a primeira com essa finalidade no Estado.
A Resolução Sedest nº 040/2021 institui a reserva e proíbe a pesca profissional na região, tornando exclusiva a pesca amadora, protegendo a ictiofauna local – conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica.
Apesar das restrições, a tradição e a atenção à população local foram respeitadas. A Resolução mantém, também, a possibilidade de abate de peixes para consumo local na pesca desembarcada e a tradicional pesca embarcada ao mandi-pintado, porém majorando seu tamanho e limitando a quantidade.
A represa foi formada pela usina do Baixo Iguaçu, construída no trecho final do Rio Iguaçu – a ultima usina hidrelétrica antes das Cataratas do Iguaçu – entre os municípios de municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques.
A represa também fica próxima a Foz do Iguaçu.
O fechamento do local para visitação pública por dois anos, após a formação do reservatório da usina, permitiu a formação de características de conservação cobiçadas por praticantes do turismo náutico e ecoturismo.
A área foi reaberta para visitação pública no mês passado e já recebeu dezenas de embarcações de pescadores amadores.

Com informações da AEN