
A partir de agora, os casos do novo coronavírus encaminhados pelo município de Foz do Iguaçu para investigação no Hospital Ministro Costa Cavalcanti já podem fazer parte dos dados oficiais do boletim da Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu.
A habilitação do HMCC foi oficialização nesta segunda-feira, 27, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), um mês depois de ser credenciado para os testes.
Agora, caberá à 9ª Regional de Saúde definir o fluxo de envio das amostras.
Elas poderão ser mandadas para o Lacen ou diretamente para o Costa, com possibilidade de resultado do diagnóstico mais rápido.
Antes, os resultados dos testes feitos no hospital precisavam ser confirmados pelo Lacen, o que demorava mais tempo e dificultava o diagnóstico dos pacientes.
Essa autonomia dará mais rapidez para o município conseguir ter um mapa completo sobre a real situação da propagação da pandemia na cidade.
Com esse processo finalizado e a adoção de outras frentes para o enfrentamento ao novo coronavírus, Foz do Iguaçu pretende fazer uma testagem em massa da covid-19.
Hoje, os casos suspeitos no município somam 53.
Essa habilitação do Lacen só foi possível com a quinta contra-prova feita pelo hospital, a partir de coleta de um paciente internado.
Pelos protocolos, são necessárias cinco contra-provas para habilitar um laboratório.
Com informações da IB