Vestindo roupas brancas, filás, ojás e guias, umbandistas foram homenageadas na noite desta quarta-feira (12) no Plenário pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Gilberto Ribeiro (PL), aludiu ao Dia da Umbanda, celebrado em todo o Brasil no sábado (15). Apresentações e momentos de celebração religiosa aos povos de axé também marcaram a solenidade.
Logo ao abrir a cerimônia com os dizeres “Sob a proteção de Olorum”, adaptando a tradicional expressão que dá início às sessões na Alep, Gilberto Ribeiro ressaltou a urgência de proteger a liberdade religiosa e superar a intolerância. “Ter respeito e permitir que cada um viva sua religiosidade é o mais importante”, destacou.
O parlamentar também detalhou como se encontrou na fé umbandista, vínculo que nasceu durante sua luta contra o câncer.
O evento condecorou os esforços da Federação Umbandista do Estado do Paraná (Fuep), criada em 1968, na preservação das tradições afro-brasileiras, na defesa da liberdade religiosa e na promoção da inclusão.
“Para a nossa comunidade, é uma oportunidade de empoderamento e fortalecimento do nosso axé”, considerou Mãe Silvana, presidente da instituição.
“Estar aqui hoje é uma forma de nos apresentar socialmente, reconhecer que a nossa religião também faz parte do conjunto de religiões presentes na sociedade e que estamos aqui para um bem maior.”
