Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Argentina terá a quinta maior inflação do mundo, em 2018

Por Vinícius Ferreira
9 outubro, 2018
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Foto: El Independiente Iguazú

A Argentina já está entre os cinco países com previsão de inflação mais alta este ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O país deve fechar 2018 com uma taxa de 40%, nos cálculos do FMI, que são inclusive inferiores ao consenso dos economistas, que projetam uma variação de 45%.

Notícias Relacionadas

Alteração de tráfego no acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

Só as Ceasas de Foz e Cascavel abrirão no dia 2 de janeiro

Mesmo com os 40% projetados pelo FMI, a Argentina só “perde” para a Venezuela (com espantosos 2.500.000% de inflação este ano), Sudão do Sul (99,4%), Sudão (64,3%) e Irã (47,8%), países que enfrentam conflitos internos e externos.

Na América Latina, com exceção da Venezuela e do Haiti (com taxa de 13%), todos os países têm previsão de inflação, para este ano, inferior a 10%.

O Peru fechará com 2,4%, taxa igual à dos Estados Unidos. O Chile, com 2,9%; a Bolívia, com 3,7%; o Paraguai, com 4,1%; o Brasil, com 4,2%; e o Uruguai com a taxa mais alta dos vizinhos do Mercosul, depois da Argentina, com 7,8%.

Histórica

Ao contrário do Brasil, que com o Plano Real, em 1994, conseguiu estabilizar a hiperinflação que o país enfrentava (46,58% só num único mês, o de junho de 1994), a Argentina nunca encarou o problema da inflação de frente ou com sucesso duradouro.

Matéria publicada no El Independiente Iguazú lembra que os argentinos convivem com inflação alta há 70 anos.

Entre 1943 e 2013, só durante 14 vezes o país teve taxas de inflação inferiores a 10% ao ano. Na década de 1950, a inflação média anual foi de 30,4%; na década de 1960, de 22,8%; e na década de 1970, de 133%.

O período mais grave foi nos anos 1980, quando a taxa mais moderada foi de 90%, em 1986.

Em 1989, a Argentina viveu a hiperinflação, quando a taxa anualizada atingiu 3.079%. O período entre 1994 e 2001 foi quando a inflação retrocedeu a taxas mais moderadas, com o Plano de Conversibilidade, em que a moeda argentina – na época, o austral – teve seu valor fixado à mesma taxa do dólar. No ano seguinte, o austral foi substituído pelo peso conversível.

A inflação caiu, nos anos seguintes. Mas o país perdeu competitividade no exterior e houve uma invasão de produtos importados. Aí, a Argentina passou a conviver com inflação em dólar, moeda que era aceita como se fosse “nacional”.

Em 2002, o peso conversível foi substituído pelo peso – simplesmente peso -, moeda que passaria a flutuar em relação ao dólar.

Assim vem o país, de lá pra cá, sempre com taxas de inflação oscilando acima de 10%, com crises se sucedendo e nenhuma ação de fato pra resolver o problema. Aliás, talvez o maior erro do presidente Mauricio Macri tenha sido justamente o de desleixar a política anti-inflacionária, pois quando assumiu a taxa já era de dois dígitos.

O problema é a herança que ele recebeu de governos anteriores. Dívida pública não muito alta, mas em dólar (o que pressiona o peso). O governo contava com investimentos externos para amenizar a situação, mas o dólar está escasso para todos os mercados emergentes.

Aí, com dólar escasso e a maior procura pela moeda americana, como acontece em períodos de crise, a Argentina se viu obrigada a recorrer ao FMI, com muitos protestos contra Macri por essa decisão.

Quanto à inflação, juntou-se à recessão, provocando o fenômeno denominado estagflação: inflação alta e economia paralisada.

Para 2019, não se espera nada de muito melhor nas bandas argentinas. Infelizmente.

Tags: ArgentinaEconomia
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

lotofacil-2256
Loterias

Paraná tem 22 apostas premiadas na Lotofácil 2256, veja lista de ganhadores

15 junho, 2021
263
lotofacil-2256
Loterias

Lotofácil concurso 2256, confira o resultado

15 junho, 2021
215
Quina 5589
Loterias

Quina, concurso 5589, veja o resultado

8 dezembro, 2022
198
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia

Atenção motoristas! Tem obras em andamento hoje em Foz

1 dezembro, 2025
1
Ana Helena Ulbrich. Foto: divulgação/PMFI

Novidade no Hospital Municipal de Foz

1 dezembro, 2025
1

Vem aí mais uma edição do Domingo na Rua!

28 novembro, 2025
1
Ilustração: divulgação

Alteração de tráfego no acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu

5 dezembro, 2025
1
Ilustração do futuro museu: divulgação

Esta nota é para os interessados em opinar sobre o museu Pompidou de Foz

4 dezembro, 2025
1

Notícias Populares

  • Avenida Pedro Basso, considerada uma das mais bonitas de Foz. Foto: Foz Destino do Mundo/Divulgação

    Avenida mais bonita de Foz será palco de Festival da Cerveja

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Bangue-bangue em avenida do centro de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Só calor pela frente

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Projeto de Lei em Foz quer facilitar retorno de moradores de rua aos municípios de origem

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Saiba o que funcionará no recesso de fim de ano na Prefeitura de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais