
A proposta do senador Álvaro Dias de criar uma zona de processamento de exportação (ZPE) em Foz de Iguaçu já está preocupando os empresários paraguaios.
Carlos Emilio González, da Associação dos Industriais do Alto Paraná, explicou que o Brasil desenvolve esse projeto por que têm necessidades de produção e, com as indústrias habilitadas no Paraguai, encontraram pouca mão de obra qualificada e sem técnicos suficientes.
“No Brasil, é caro produzir, agora eles procuram esse parque industrial isento de importação dos componentes e um regime diferenciado de exportação. Há muito crédito lá e não podemos esquecer que Álvaro Dias era governador do Paraná, conhece a região e tem consultores que estão sempre indicando questões específicas ”, explicou González.
Ele também disse que o Paraguai deve formar gerentes intermediários de qualidade, para enfrentar seriamente o que está por vir, além de nomear técnicos especializados nos ministérios e não negociá-los por cotas políticas.
É bom ressaltar que dificilmente a Receita Federal do Brasil vai deixar a concretização dessa proposta de Álvaro Dias. Ela até pode ser aprovada, mas os empecilhos que podem ser impostos pela RF inviabilizarão o negócio, a exemplo do que ocorre com as Lojas Francas.