Enquanto tramita o projeto de lei que cria uma Semana de Conscientização Sobre o Ciclo Menstrual, a Assembleia Legislativa do Paraná sai na frente e estará iluminada de vermelho entre 23 e 28 de maio, para apoiar a causa. O projeto será votado em redação final na sessão plenária desta segunda-feira (23) e segue para a sanção ou veto do Poder Executivo.
A iniciativa quer dar visibilidade a campanhas que desmistifiquem a menstruação, que é algo natural e que não pode ser tratada como um tabu.
Uma pesquisa feita em 2018 pela Johnson & Johnson, em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, e que analisou como mulheres de 14 a 24 anos lidam com o período menstrual no Brasil, na África do Sul, na Argentina, nas Filipinas e na Índia, revelou que, em pleno século 21, o tabu ainda persiste, e que mais da metade das entrevistadas (54%), quase não tinham informações sobre como funciona a menarca, que é o primeiro fluxo menstrual e outras 56% afirmaram que se sentiam desconfortáveis no período da menstruação.
Segundo o mesmo levantamento, 57% das brasileiras sentem-se sujas durante a menstruação e mais de 40% ficam inseguras e se sentem pouco atraentes nesse período. O que faz com que elas mudem hábitos, como deixar de entrar na piscina, praticar esportes, sair com alguém ou mesmo sair de casa.
Com informações da Alep