
O jornal ABC Color informa nesta segunda-feira, 04, que Além das ofertas tentadoras nas quase 5.000 lojas de Ciudad del Este, a Black Friday, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 deste mês, oferecerá opções para passeios turísticos e atividades culturais.
Uma das atrações planejadas é a criação de ruas temáticas, com decorações típicas da China e shows tradicionais daquele país. Também haverá atividades culturais à noite.
Da mesma forma, o Secretaria de Turismo coordenará ações para o fornecimento de ônibus para viagens gratuitas à Usina Hidrelétrica de Itaipu e dependências.
A feira será apoiada por várias instituições públicas e ONGs, além da Província do Alto Paraná, do Município de Ciudad del Este, da Cruz Vermelha, de Bombeiros Voluntários, da Base Naval do Leste, do Telhado do Paraguai, do Codeleste, do AFS Paraguai, etc.
Resumo da ópera: se as lojas francas estivessem abertas em Foz, uma boa parte do dinheiro gasto do outro lado da fronteira poderia ser gasto no Brasil. Mas, devido aos entreves burocráticos da Receita Federal do Brasil, a abertura destas lojas continuam empacada.
O estranho em tudo isso é que em Uruguaiana, no Rio Grade do Sul, já existem cinco lojas francas abertas, enquanto que no Paraná, pelo que se sabe, nem uma única foi aberta, até agora.
Tirem as suas conclusões, leitoras e leitores do Não Viu?.