Os atestados médicos – a falta deles ou quando não atendem os interesses dos pacientes – têm sido uma das principais razões pelas quais médicos e profissionais de saúde são vítimas de agressões, ameaças, injúrias e desacatos em hospitais e unidades de saúde.
Foz do Iguaçu é pioneira no lançamento da campanha que visa conscientizar e prevenir essas situações, que será lançada nesta quinta-feira (28), às 10h, no Espaço Haroldo Alvarenga.
O Atestado Responsável é resultado de um trabalho conjunto entre Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR), Secretaria Estadual de Saúde (SESA-PR) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
“As orientações aos usuários serão fixadas nas unidades da rede municipal de saúde, deixando bem claro os direitos de pacientes e profissionais de saúde a respeito da emissão dos atestados”, explica o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello.
De acordo com dados do CRM-PR, somente em 2024 foram registrados 531 casos de violência contra médicos no estado – o número pode ser ainda maior se considerados os demais profissionais da saúde.










