Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Árvores só fazem bem. Mas plantio em cidade deve ser bem planejado

Por Vinícius Ferreira
13 outubro, 2017
| 2 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Toledo, o exemplo de arborização planejado. Foto: Fabio Ulsenheimer AEN)

O Não Viu? já falou de árvores que despencam, de árvores que são arrancadas pela Prefeitura por qualquer motivo. E não falou, mas há também muito plantio de árvores em Foz do Iguaçu, nos novos loteamentos. Mas será que seguem critérios técnicos?

O governo do Estado informou que, desde 2012, 158 municípios executaram planos de arborização urbana, depois de gestores participarem de um curso oferecido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná, Copel e Ministério Público do Paraná.

Notícias Relacionadas

Preparem-se! Temperatura em Foz deve despencar nesta semana, acompanhada de rajadas de vento

Confira os principais assuntos discutidos hoje (11) na Câmara de Foz do Iguaçu

Atenção, brasileiros que estudam no Paraguai! Projeto que simplifica revalidação de diploma do exterior é aprovado no Senado

Não se sabe se gestores de Foz participaram, mas na matéria distribuída pela Agência Estadual de Notícias o município de Toledo é citado como um dos bons exemplos. A cidade tem mais de 106 mil árvores, de 93 espécies diferentes.

Paulo Jorge Silva de Oliveira, engenheiro florestal da prefeitura, explica que, depois da execução do plano, foi feito o plantio de cerca de 15 mil novas árvores, tudo de acordo com as características de cada bairro, a convivência com a fiação elétrica e respeitando a escolha de espécies mais indicadas.

Em Toledo, havia mais de 6 mil árvores da espécie Falsa Murta, não indicada para a arborização urbana porque pode causa alergia nas pessoas. Depois do plano, cerca de 2 mil árvores de Falsa Murta já foram substituídas.

O engenheiro florestal de Toledo diz que, no curso, “a gente pode se inteirar não só da legislação, mas também das vantagens que a arborização urbana proporciona. Toledo está avançando e os benefícios já são sentidos pela população, desde o controle térmico e o embelezamento da cidade até a valorização dos imóveis”.

Vantagens

Resumindo: a presença de árvores nas cidades traz benefícios estéticos, contribuindo para melhorar o cenário urbano, para amenizar microclimas, reduzir a poluição, interceptar a água da chuva, além de servir de refúgio para a fauna. Há também benefício socioeconômico, com a valorização de imóveis.

O engenheiro florestal José Volnei Bisognin, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), um dos ministrantes do curso, diz que para haver todos esses benefícios é preciso planejamento.

“A arborização de vias quando mal planejada, pode acarretar a dificuldade de circulação de pessoas, o entupimento de encanamentos pluviais, problemas na fiação elétrica e na segurança. O plano é um levantamento completo das espécies adequadas, o que tem que ser retirado, o que tem de ser plantado, onde e como isso deve ser feito”, explica.

Campo Mourão, no Centro-Oeste, também já protocolou seu plano de arborização urbana. De acordo com Eber Romanczuk, técnico agrícola da prefeitura, o projeto foi elaborado dentro das normas ambientais, priorizando espécies nativas com resistência as condições climáticas da região, como pitanga, ipê amarelo, canela e escovas de garrafa.

As árvores velhas e inadequadas estão sendo substituídas. No município existem cerca de 27 mil árvores.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Na Terra das Cataratas e da Itaipu

Amanhã, sábado, é dia de beber chocolate por uma boa causa em Foz

25 julho, 2025
1
Foto ilustrativa: PMFI
Notícia

Novos leitos em São Miguel ajudam a aliviar lotação do Hospital Municipal de Foz

25 julho, 2025
1
Representantes de Foz no evento. Foto: divulgação
Notícia

Foz do Iguaçu fortalece presença em evento de turismo LGBTQIAPN+

25 julho, 2025
1
Deixar comentário

Notícias recomendadas

    • Notícia
    Ilustração PMFI

    Saiba quem são os atletas do Judofoz convocados para Seleção Paranaense

    25 julho, 2025
    1
    Ilustração: divulgação

    Paraná realiza a conferência de políticas para mulheres de 29 a 31 de julho, em Foz

    24 julho, 2025
    2
    Foto: divulgação

    Caldeirão: Episódio gravado por Marcos Mion no Complexo Dreams Park Show vai ao ar neste sábado (26)

    23 julho, 2025
    1
    Foz do Iguaçu. Foto: PMFI

    Saiba quantos turistas que chegam a Foz visitam as Cataratas do Iguaçu

    24 julho, 2025
    1
    Ponte Tancredo Neves. que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina. Foto ilustrativa: PMFI/Divulgação

    Quem diria? Chineses e dominicanos poderão entrar na Argentina só com vistos do EUA

    22 julho, 2025
    1

    Notícias Populares

    • Silva e Lun e Beto Preto   em reunião nesta terça-feira, em Curitiba. Foto: divulgação

      Me dá um dinheiro aí! General volta a Curitiba em busca de recursos

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Servidores de Foz vão receber R$ 31 milhões em retroativos, mas em 6 anos

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Ligações suspeitas quase fazem ganhadora perder prêmio de R$ 100 mil

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Alguns motoristas estão tornando as rodovias do Oeste e Sudoeste num depósito de lixo

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    • Será que vamos ter de usar o ar-condicionado?

      0 compartilhados
      Compartilhar 0 Tweetar 0
    Não viu?

    © 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

    Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

    • Aviso Legal
    • Não Viu, um olhar sobre tudo
    • Newsletter
    • Política de Cookies
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    • Quem somos

    Redes Sociais

    Bem vindo de volta!

    Entrar

    Esqueceu a senha?

    Recupere sua senha

    Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

    Entrar

    Adicionar Nova Lista de reprodução

    - Selecione Visibilidade -

      Sem Resultados
      Ver todos os resultados
      • Não Viu, um olhar sobre tudo
      • Últimas Notícias

      © 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais