
A Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este estima que, desde março até agora, 21 mil pessoas perderam o emprego, devido ao fechamento da fronteira com o Brasil, por causa do Covid-19.
Segundo dados oficiais da Repartição Regional do Trabalho, de 10 de março (início da quarentena) até ontem (08), 4.491 perderam o emprego, principalmente do microcentro de Ciudad del Este.
Segundo os registros, no mesmo período, foram recebidas 436 denúncias de demissão sem justa causa e 295 acordos.
O relatório detalha que apenas cinco empresas demitiram 1.223 pessoas. Essas empresas são as maquiladoras Fujikura Automotive, Nature e Kuarahy Rese, bem como o Cell Motion Group e o Shopping China, localizados no centro da cidade.
No entanto, para os comerciantes paraguaios, os números oficiais não refletem a realidade trabalhista, pois muitas demissões não são relatadas Repartição Regional do Trabalho, pois são feitas a partir de acordos de ambas as partes.
Nesse sentido, de acordo com referências da Câmara de Comércio e Serviços da capital departamental, as empresas movimentam cerca de 35.000 trabalhadores, dos quais 60% (21 mil) foram demitidos.
Em troca, aqueles que estão trabalhando o fazem em horário reduzido ou apenas alguns dias por semana.
Com dados do jornal La Clave.







