A Prefeitura de Ciudad del Este, no Paraguai, parece estar em alerta diante da forte repercussão negativa provocada por golpes aplicados contra turistas — principalmente brasileiros — durante compras na cidade.
As denúncias envolvem lojas suspeitas, falsos guias, além de vendedores ambulantes não regulamentados, práticas que vêm manchando a imagem do turismo de compras na fronteira.
Campanha para orientar turistas e evitar prejuízos
Diante do aumento de reclamações, a Direção de Defesa do Consumidor intensificou ações voltadas à proteção de visitantes. Entre as medidas está uma campanha de informação e aconselhamento, com orientações sobre:
-
direitos do consumidor
-
cuidados antes de fechar compras
-
como denunciar golpes
-
recomendações para uma experiência segura em Ciudad del Este
Intervenção garante ressarcimento de R$ 50 mil
Na última terça-feira (27), por exemplo, o órgão realizou uma intervenção após denúncia de golpe e conseguiu garantir o ressarcimento de cerca de R$ 50 mil em favor de um turista prejudicado.
Durante a fiscalização, também foi constatado que o estabelecimento operava sem patente comercial, o que levou à suspensão imediata das atividades.
Turismo em risco
Mesmo com as ações, o cenário levanta uma pergunta: as medidas serão suficientes ou a prefeitura está apenas “enxugando gelo”?
O turismo de compras é um dos principais motores econômicos de Ciudad del Este e episódios de golpes podem afastar visitantes e comprometer ainda mais a reputação do destino.










