Um levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa em Mobilidade e Matriz Energética da UNILA mostra que a maioria dos postos de combustíveis da região Oeste do Paraná deixa de repassar ao consumidor as reduções de preços praticados pelas refinarias.
O grupo monitorou, entre 1º e 21 de junho, 96 postos de combustíveis em cinco municípios: Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Medianeira e Marechal Cândido Rondon (veja tabela abaixo).
Nesse período, a Petrobras reduziu em R$ 0,17 o preço do litro da gasolina. Essa redução foi implementada no dia 3 de junho.
Entre as cidades pesquisadas, Foz do Iguaçu foi a que apresentou o menor índice de postos com redução de preços: apenas 29,17%.
Ou seja: 71% continuam mantendo o mesmo preços, apesar da redução, segundo a pesquisa.
Marechal Cândido Rondon teve o melhor resultado do ponto de vista do consumidor: 75% dos postos monitorados reduziram os valores da gasolina.
Embora muitos postos tenham repassado a queda nos preços ao consumidor, na maioria deles a redução foi menor que a da refinaria.
No caso de Foz e Marechal, apenas um posto em cada uma das cidades fez a redução total nos preços do litro da gasolina (veja tabela abaixo).

Outra particularidade apontada pelo estudo é que a redução dos preços não foi imediata. Apenas em Marechal Cândido Rondon a maioria dos postos iniciou o repasse no dia seguinte ao anunciado pela Petrobras.
Em Foz do Iguaçu, o primeiro posto a mudar os preços demorou três dias.
Outros postos só fizeram a redução a partir do 5º dia. Cascavel, Toledo e Medianeira apresentaram comportamentos parecidos.
Confira o estudo completo, com os valores de redução em cada um dos postos monitorados.











