
Praticar esportes, participar de maratonas ou outros tipos de corridas, já é pura emoção. Então pense em correr dentro de uma unidade de conservação. Agora imagine passando por um dos cenários mais lindos do mundo: as Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza. Exatamente isso! No dia 10 de novembro, o Instituto Ecoprojetar promove mais uma corrida, a 1ª Corrida do Turismo de Foz do Iguaçu e que terá a Onça Pintada como mascote da prova.
A largada da prova será às 07h30, no portão antigo do Parque Nacional do Iguaçu e o ponto de chegada será no Espaço Porto Canoas. Serão 11 km de distância pela Rodovia das Cataratas, cercada da mata nativa, habitat de muitos tipos de pássaros e de animais silvestres, inclusive da onça pitada, a mascote da Corrida do Turismo.
Veja como participar no Ler mais.
Mascote da Corrida
De uns tempos para cá, a onça-pintada está se mostrando em lugares públicos. Fotos e vídeos feitos por turistas e trabalhadores das empresas localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, publicadas nas redes sociais, mostram isso. Esse furor todo tem um motivo, pois o animal estava quase em extinção, mas um trabalho desenvolvido por biólogos do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Projeto Onças do Iguaçu, apresenta números positivos.
Em novembro deverá ser anunciado o novo senso. Porém, em 2016 já eram quase 100 onças-pintadas que circulavam nos dois lados do parque: Brasil e Argentina. “Em toda a Mata Atlântica existem cerca de 300 onças-pintadas. Portanto, essa região tem uma das populações mais importantes para a espécie nesse bioma”, revela Yara Barros, Coordenadora Executiva do Projeto Onças do Iguaçu.
Caminhada
Mas se você ainda não está totalmente preparado para correr a distância de 11 km, não tem problema. Vai caminhando mesmo. Durante a caminhada poderá observar os detalhes da mata e, se tiver sorte, ver alguns animais passeando ou sobrevoando na densa mata do Parque Nacional do Iguaçu.
Premiação
A 1ª Corrida do Turismo vai premiar as categorias:
Masculina e feminina, turística, por idade e empreendimentos turísticos.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através do site https://www.minhasinscricoes.com.br/Evento/CorridaTuristica ou também na World Tennis, localizada no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu.
Valor da Inscrição:
1º Lote até 13/10/19: R$ 70,00
2º Lote a partir de 14/10/19: R$ 80,00