Vem aí um asfalto mais resistente para tapar buracos nas vias de Foz

Enquanto isso, na manhã de ontem, segunda-feira (28), a Secretaria de Obras de Foz do Iguaçu deu início aos reparos na Avenida das Cataratas

Na Avenida das Cataratas, os trabalhos estão sendo concentrados entre a Rua Ignácio Sottomaior até a Avenida Iguaçu e um segundo trecho da Avenida Iguaçu até a Rua Major Acilino de Castro. Foto: PMFI

A Prefeitura de Foz do Iguaçu está licitando a compra de outros equipamentos e materiais como uma nova estratégia para resolver os, históricos e infindáveis, problemas dos buracos existentes nas vias da cidade.

A novidade é que, com essas aquisições, será possível produzir asfalto a quente, muito mais resistente do que o asfalto a frio, atualmente produzido pela usina instalada na cidade.

Aliás, a usina foi doada pela Itaipu ao então prefeito Chico Brasileiro, quando atual prefeito de Foz, General Silva e Luna, era diretor-geral brasileiro da hidrelétrica.

“Estamos em processo licitatório de compra de equipamentos e materiais, para ampliar ainda mais o trabalho de recuperação asfáltica pela cidade”, confirma a secretária de Obras, Thais Escobar.

Enquanto isso, na manhã de ontem, segunda-feira (28), a Secretaria de Obras de Foz do Iguaçu deu início aos reparos na Avenida das Cataratas, um dos principais acessos à cidade e às Cataratas do Iguaçu.

O primeiro trecho estará pronto até a sexta-feira, dia 2 de maio, e, na sequência, o segundo trecho, somente na semana que vem.

Vantagens e desvantagens:

  • Asfalto Quente:
    • Temperatura: Produzido e aplicado a altas temperaturas (150-165°C). 
    • Ligante: Utiliza Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). 
    • Utilização: Ideal para grandes obras, pavimentação de estradas e rodovias, e áreas com tráfego intenso. 
    • Durabilidade: Mais durável e resistente à água e às intempéries. 
    • Cura: A cura é rápida, permitindo que o trânsito seja liberado em algumas horas. 
  • Asfalto Frio:
    • Temperatura: Produzido a quente, mas aplicado em temperaturas ambiente. 
    • Ligante: Utiliza ligante asfáltico emulsionado em água. 
    • Utilização: Indicado para reparos menores, tapar buracos, e áreas com menor tráfego. 
    • Durabilidade: Menos durável e resistente do que o asfalto quente. 
    • Cura: O tempo de cura pode ser mais longo, dependendo das condições climáticas. 
Resumo da ópera:  o asfalto quente é a melhor opção para grandes obras e áreas com tráfego intenso (como na Avenida das Cataratas), enquanto o asfalto frio é ideal para reparos e áreas com menor tráfego. 
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