A Prefeitura de Foz do Iguaçu está licitando a compra de outros equipamentos e materiais como uma nova estratégia para resolver os, históricos e infindáveis, problemas dos buracos existentes nas vias da cidade.
A novidade é que, com essas aquisições, será possível produzir asfalto a quente, muito mais resistente do que o asfalto a frio, atualmente produzido pela usina instalada na cidade.
Aliás, a usina foi doada pela Itaipu ao então prefeito Chico Brasileiro, quando atual prefeito de Foz, General Silva e Luna, era diretor-geral brasileiro da hidrelétrica.
“Estamos em processo licitatório de compra de equipamentos e materiais, para ampliar ainda mais o trabalho de recuperação asfáltica pela cidade”, confirma a secretária de Obras, Thais Escobar.
Enquanto isso, na manhã de ontem, segunda-feira (28), a Secretaria de Obras de Foz do Iguaçu deu início aos reparos na Avenida das Cataratas, um dos principais acessos à cidade e às Cataratas do Iguaçu.
O primeiro trecho estará pronto até a sexta-feira, dia 2 de maio, e, na sequência, o segundo trecho, somente na semana que vem.
Vantagens e desvantagens:
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Asfalto Quente:
- Temperatura: Produzido e aplicado a altas temperaturas (150-165°C).
- Ligante: Utiliza Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP).
- Utilização: Ideal para grandes obras, pavimentação de estradas e rodovias, e áreas com tráfego intenso.
- Durabilidade: Mais durável e resistente à água e às intempéries.
- Cura: A cura é rápida, permitindo que o trânsito seja liberado em algumas horas.
- Temperatura: Produzido e aplicado a altas temperaturas (150-165°C).
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Asfalto Frio:
- Temperatura: Produzido a quente, mas aplicado em temperaturas ambiente.
- Ligante: Utiliza ligante asfáltico emulsionado em água.
- Utilização: Indicado para reparos menores, tapar buracos, e áreas com menor tráfego.
- Durabilidade: Menos durável e resistente do que o asfalto quente.
- Cura: O tempo de cura pode ser mais longo, dependendo das condições climáticas.
- Temperatura: Produzido a quente, mas aplicado em temperaturas ambiente.