Veja o andamento das obras do aquário de Foz do Iguaçu

A previsão é que o complexo seja inaugurado em setembro

Em fase final de construção, o AquaFoz tem previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano Fotos: Daniel Castellano/SEDEST-PR

O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), emitiu nesta sexta-feira (13) a Licença de Operação (LO) para o AquaFoz, o aquário de Foz do Iguaçu, na região Oeste.

O documento ambiental tem validade de seis anos e permite ao Grupo Cataratas, responsável pela construção e gestão do empreendimento, colocar o espaço em funcionamento. A previsão é que o complexo seja inaugurado em setembro.

O AquaFoz está em fase final de construção. Foi erguido em uma área particular, de 23 mil metros quadrados, na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do Centro de Visitantes, na BR-469.

Recebeu um aporte de cerca de R$ 100 milhões, em um investimento exclusivamente privado, com estimativa de geração de 250 a 300 empregos diretos.

Além da questão turística, o complexo nasce como um centro de conservação da biodiversidade, apoiado no tripé educação, pesquisa e preservação. O objetivo é conduzir estudos sobre ecologia alimentar e reprodutiva, distribuição geográfica, conservação e coibição de espécies exóticas, entre outros temas ligados ao meio ambiente. Contará com diversos tanques com espécies de água doce e de ecossistemas marinhos que somam um volume total de aproximadamente 3,5 milhões de litros de água.

Permitirá ao visitante conhecer por meio de uma experiência imersiva e educativa dois dos principais rios paranaenses, o Paraná e o Iguaçu, e ainda conhecer as espécies de peixes de água doce de diversos ecossistemas, formados ao longo desses rios.

Sair da versão mobile