No Paraguai, a ponte sobre o Rio Monday, obra essencial para dar acesso à Ponte da Integração, está 23% concluída.
As obras estão em andamento em ambas as margens do Rio Monday, com progresso significativo na construção de pilares, estacas e vigas de verga, elementos essenciais da estrutura principal.
Na margem esquerda, correspondente à Presidente Franco, a construção dos pilares avança, enquanto outras estruturas estão sendo construídas com fôrmas deslizantes, técnicas que garantem precisão e continuidade estrutural.
As estacas do pilar 6, localizado junto à margem, também estão sendo construídas nesta área, considerada uma das fases mais exigentes do projeto.
No lado de Los Cedrales, os trabalhos concentram-se no carregamento da fundação do píer 5, próximo ao leito do rio, bem como no reforço do muro central e dos beirais dos encontros.
Paralelamente, estão sendo construídas as vigas de verga dos píeres 9 e 10, consolidando as bases para a montagem superior da ponte.
Um trabalho estratégico
A nova ponte sobre o Rio Monday conectará a estrada interurbana de acesso a Presidente Franco com a estrada de 31 quilômetros que atravessa a área rural do CMDE (Departamento da Cidade do México) até sua saída no km 17,5 da Rota PY02, em Minga Guazú.
A estrutura terá 500 metros de extensão e seção transversal de 26,5 metros, distribuídos em quatro faixas de 3,6 metros, acostamentos internos e externos com guarda-corpos no estilo de Nova Jersey, além de calçadas e ciclovias de 2,5 metros em ambos os lados, priorizando a segurança e a mobilidade sustentável.
Vale lembrar que, enquanto essa obra não for concluída, será usado um desvio do lado paraguaio, quando a Ponte da Integração for aberta para o tráfego de veículos, provavelmente em dezembro deste ano.