A Itaipu Binacional, em parceria com o Itaipu Parquetec, concluiu as obras do primeiro lote de 54 casas populares do Projeto Moradias, em Foz do Iguaçu (PR).
No total, serão entregues 254 unidades habitacionais para famílias em situação de vulnerabilidade social na Vila Brás, atualmente residentes em uma Área de Preservação Permanente (APP), degradada e suscetível a enchentes.
As 54 unidades estão concluídas desde 25 de agosto, mas a entrega às famílias depende da execução de etapas complementares, como a ligação de água e esgoto pela Sanepar e a conexão elétrica pela Copel.
Além disso, estão em andamento os processos para finalização da documentação da obra e a individualização das matrículas dos imóveis, ações a cargo da Prefeitura de Foz, que garantirão a regularização fundiária e a segurança jurídica dos beneficiários.
O cadastramento das famílias foi realizado pelo Foz Habita.
Com um aporte de R$ 61 milhões, equivalente a 80% do valor total do empreendimento (R$ 76,3 milhões), a Itaipu capitaneia a iniciativa, que integra o programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às diretrizes do governo do Brasil.
Os recursos aplicados pela Usina vêm da venda de antigos imóveis de sua propriedade, utilizados por trabalhadores na época da construção da hidrelétrica e leiloados desde 2023.











