Um novo capítulo na história energética do Paraguai começou esta semana com o início da produção de energia da Usina Solar Flutuante (PSF) de Itaipu, instalada no reservatório da usina hidrelétrica no município de Hernandarias, sede da empresa na margem paraguaia.
A energia produzida pela usina será utilizada para abastecer áreas da própria Itaipu do lado paraguaio.
O engenheiro Pedro Domaniczky, superintendente de Energias Renováveis da Binacional da margem paraguaia, explicou que, nesta fase, foi iniciado o processo de energização dos transformadores, da Sala de Células e dos componentes de geração, com a transmissão gradativa da energia produzida para o posto de distribuição.
“Já estamos utilizando a energia gradualmente, calibrando e testando os sistemas para garantir a utilização segura deste sistema inovador”, afirmou Domaniczky.
A Usina Solar Flutuante conta com 1.584 painéis solares bifaciais dispostos em 4.199 flutuadores, totalizando uma capacidade instalada de 1.116 quilowatts-pico (kWp).
Cada painel solar bifacial de 705 W, fabricado especialmente para a usina, tem vida útil de 30 anos e foi projetado para suportar condições climáticas extremas.











