Não VIU?

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Cataratas e Itaipu
  • Tríplice Fronteira
  • Crônicas
  • Não tem como não postar
  • É bom Saber

Publicidade

Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Não VIU?
Raj
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Objetivos semelhantes unem a Unila e a Unilab, do Ceará. Veja os detalhes

Por Vinícius Ferreira
17 dezembro, 2018
| 3 minutos de leitura |
CompartilharTwitterMandar pro ZapEnvie no TelegramLinkedin
Parceria irá permitir desenvolver ações conjuntas para fortalecer a identidade e a missão das duas universidades.

Duas universidades distantes geograficamente, mas com uma missão em comum: contribuir com a integração por meio do conhecimento. Em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, a Unila, com sua vocação latino-americana, atual “lar” de estudantes de 20 países da América Latina; a mais de três mil quilômetros de distância, em Redenção, no Ceará, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vocacionada a trazer estudantes de países lusófonos da África – atualmente, seu corpo discente é composto por oito nacionalidades distintas.

As duas têm ambições quase utópicas, e desafios igualmente grandes – ao mesmo tempo em que se instalam no interior, visam o além-fronteiras. E, em meio a um cenário de crise para as universidades públicas brasileiras, as adversidades tornam-se ainda maiores. Mas, dispostos a unir esforços e compartilhar aprendizados, os reitores e pró-reitores das duas instituições estiveram reunidos esta semana, na Unila, com uma extensa agenda de pautas em comum, a serem trabalhadas e fortalecidas.

Notícias Relacionadas

Alteração de tráfego no acesso ao aeroporto de Foz do Iguaçu

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

Só as Ceasas de Foz e Cascavel abrirão no dia 2 de janeiro

Instituições “irmãs”

Veja mais detalhes no Ler mais


Com o objetivo de estreitar as relações entre as duas instituições, apoiando-se em suas similaridades e, também, em suas diferenças, os gestores das universidades buscaram compartilhar experiências e desenhar ações que possam ser desenvolvidas conjuntamente, de maneira a fortalecer a identidade e a missão das duas universidades. As reuniões resultaram na assinatura de um protocolo de intenções, que abarca uma série de aspectos a serem alavancados em parceria pelas instituições.

Os representantes das duas universidades apontaram que ambas possuem muitos pontos de convergência e semelhanças, inclusive históricas. “Em quase uma década de Unilab e Unila para o povo brasileiro, podemos afirmar que muita coisa já foi realizada. E este projeto de internacionalização na América Latina, Caribe e África já está acontecendo a passos largos”, pontuou o reitor da Unilab, Alexandre Costa.

Para o reitor da Unila, Gustavo Oliveira Vieira, “um desafio que nós temos em conjunto é que Unila e Unilab chegaram a regiões em que existia uma espécie de sombra na cobertura do ensino superior do sistema público federal. Nós, aqui na região Oeste do Paraná, na Tríplice Fronteira, e a Unilab, no interior do Ceará e na Bahia. Então, atendemos a uma estratégia de desenvolvimento regional, simultaneamente, com a construção de uma identidade que não tem referenciais”.

Foram realizadas, também, reuniões específicas entre as equipes de Extensão, Graduação, Pesquisa e Pós-graduação e Relações Institucionais e Internacionais das duas universidades.

Estas conversas resultaram no levantamento de temas e ações estratégicas a serem desempenhadas em parceria, conforme registrado no protocolo de intenções. Entre os temas levantados, estão a internacionalização da extensão, mobilidade, formação de banco de pareceristas, aproximação entre grupos e projetos de pesquisa, e outros.

“Nestes dois dias de trocas, pudemos perceber que temos muito em comum”, avalia Costa, destacando que as duas universidades vivem um momento de consolidação, que deve ser alcançada por meio de estratégias específicas e de uma expansão sustentável.

A comitiva da Unilab foi formada pelo reitor pro tempore, Alexandre Costa, e os pró-reitores de Relações Institucionais, Max Cesar de Araújo; de Graduação, Edson Holanda Lima Barboza; de Extensão, Arte e Cultura, Rafaella Pessoas Moreira; e de Pós-Graduação, Albanise Barbosa Marinho. Os anfitriões foram o reitor pro tempore da Unila, Gustavo Oliveira Vieira, a Vice-reitora pro tempore, Cecília Angileli, e os pró-reitores de Graduação, Lucio Flavio Gross Freitas; de Relações Institucionais e Internacionais, Diana Araújo Pereira; de Extensão, Maria Eta Vieira; de Pesquisa e Pós-Graduação, Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho; de Assuntos Estudantis, Ana Paula Araujo Fonseca; e de Planejamento, Orçamento e Finanças, Jamur Johnas Marchi. Também estiveram presentes os futuros reitor e vice-reitor da UNILA, eleitos recentemente, Gleisson Pereira de Brito e Luis Evelio Garcia Acevedo, respectivamente.

Além disso, participaram das atividades os representantes da Pró-reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura, do Instituto Mercosul de Estudos Avançados, da Auditoria, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e da Secretaria de Implantação do Campus.

Tags: EducaçãoUnila
CompartilharTweetarEnviarCompartilharCompartilhar

Relacionados +Conteúdos

Notícia

Aula Magna aberta ao público na UDC FGV aborda o gestor contemporâneo

2 abril, 2019
181
Notícia

MBA da UDC FGV são diferenciais competitivos no mercado de trabalho

29 março, 2019
151
Notícia

Você quer conhecer um pouco mais a universidade de Harvard – EUA? Então, veja estas fotos

28 março, 2019
226
Deixar comentário

Notícias recomendadas

  • Notícia
Foto dos cabos furtados: divulgação

Guarda Municipal frustra furto de cabos na Avenida JK

2 dezembro, 2025
1
Foto ilustrativa: Geraldo Bubniak/AEN

Saiba o que muda com fim da obrigariedade de passar por autoescola

2 dezembro, 2025
1

Avenida que liga a Rodovia das Cataratas e Perimetral Leste será liberada em Foz

3 dezembro, 2025
1
Avenida Pedro Basso, considerada uma das mais bonitas de Foz. Foto: Foz Destino do Mundo/Divulgação

Avenida mais bonita de Foz será palco de Festival da Cerveja

1 dezembro, 2025
5
Foto ilustrativa: Pixabay

Itaipu abre processo seletivo para químico ou engenheiro químico

4 dezembro, 2025
2

Notícias Populares

  • Avenida Pedro Basso, considerada uma das mais bonitas de Foz. Foto: Foz Destino do Mundo/Divulgação

    Avenida mais bonita de Foz será palco de Festival da Cerveja

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Bangue-bangue em avenida do centro de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Só calor pela frente

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Projeto de Lei em Foz quer facilitar retorno de moradores de rua aos municípios de origem

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
  • Saiba o que funcionará no recesso de fim de ano na Prefeitura de Foz

    0 compartilhados
    Compartilhar 0 Tweetar 0
Não viu?

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais

Fale Conosco via: E-mail - naoviu.com.br@gmail.com ou Whatsapp - (45) 99963-1755

  • Aviso Legal
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Newsletter
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem somos

Redes Sociais

Bem vindo de volta!

Entrar

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar Nova Lista de reprodução

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Não Viu, um olhar sobre tudo
  • Últimas Notícias

© 2023 Não Viu - Projetado por H7web Projetos Especiais