O movimento de veículos e de pessoas que atravessam as pontes internacionais da Amizade e da Fraternidade é o foco da mobilização científica do Centro Universitário UDC nesta quarta-feira, 23 de setembro. Com participação recorde de mais de 650 pesquisadores, entre acadêmicos, professores e colaboradores, a edição 2026 das Pesquisas nas Pontes Internacionais começou às 12h e seguirá até as 18h de domingo (27), totalizando 102 horas ininterruptas de atividades nas fronteiras Brasil–Paraguai e Brasil–Argentina.
Coordenados pelo Vice-Reitor da UDC, Prof. Dr. Fábio Prado, durante os cinco dias, as equipes atuarão 24 horas por dia, simultaneamente nas duas pontes, para realizar levantamentos científicos e estatísticos sobre o tráfego de veículos e o perfil das pessoas que cruzam diariamente as fronteiras.
Realizada anualmente e integralmente financiada pela UDC, a iniciativa constitui um dos trabalhos científicos mais relevantes da Tríplice Fronteira e é referência em estudos de fluxo fronteiriço e desenvolvimento regional. Ao reunir informações sobre a dinâmica das travessias internacionais, a pesquisa oferece uma base técnica para compreender demandas da região e orientar decisões que repercutem no cotidiano da população.
O trabalho é desenvolvido em parceria com a Università degli Studi Roma Tre, da Itália, reforçando o caráter internacional e científico da iniciativa.
Os dados coletados subsidiam o trabalho de órgãos públicos e entidades nas áreas de segurança, logística, comércio, turismo, hotelaria e administração pública. As instituições também fazem parte da preparação da pesquisa. Anualmente, os órgãos parceiros colaboram com a atualização dos questionários, apresentando sugestões e informações importantes para o levantamento.
Além de sua contribuição à sociedade, a operação proporciona aos acadêmicos uma vivência prática de pesquisa. Sob a coordenação pedagógica de professores da UDC, os estudantes são acompanhados tanto nas atividades em campo quanto na posterior análise e interpretação dos dados.
A pesquisa conta com o apoio e o reconhecimento da Receita Federal, Polícia Federal, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, ACIFI, COMTUR, CODEFOZ, Sindhotéis, Fundo Iguaçu, Polo Iguassu, Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Consulado Argentino, Consulado Paraguaio e Marinha do Brasil.
