Transferência inédita de presos em Ciudad del Este em andamento

A nova penitenciária regional de Minga Guazú é a penitenciária mais bem equipada do país

Foto da transferência de presos: divulgação

 Uma operação de grande porte, batizada de “Umbral”, está em andamento nesta quarta-feira, 6 de agosto, no (estado) de Alto Paraná, para transferir presos do presídio de Ciudad del Este, ligada a Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade, para a nova penitenciária regional Minga Guazú.

“Queremos informar ao público que esta é uma operação pré-planejada e os detalhes do resultado serão anunciados assim que for concluída”, disse o Ministro da Justiça, Rodrigo Nicora, no início da operação.

Ele indicou que, por razões de segurança, não serão fornecidos detalhes sobre o número de pessoas a serem transferidas, embora não tenha descartado que possam ser todas as 1.500 pessoas atualmente detidas em Ciudad del Este.

Inédito
“Não há registros de que esse trabalho tenha sido realizado aqui em Ciudad del Este nessa escala, com esse planejamento e com todos os atores de segurança do Governo do Paraguai envolvidos”, enfatizou o ministro.

Além de agentes penitenciários do Ministério da Justiça, participam da operação unidades da Polícia Nacional e das Forças Armadas. “Tudo o que foi feito foi previamente planejado pelo Conselho de Defesa Nacional”, observou Nicora.

Ele enfatizou que a nova penitenciária regional de Minga Guazú é a penitenciária mais bem equipada do país.

“A penitenciária de Minga Guazú conta com uma infraestrutura de primeira linha, nunca vista antes no sistema prisional. Sua tecnologia é praticamente única, com todos os sistemas de segurança disponíveis. Some-se a isso o enorme apoio das Forças Armadas e da Polícia Nacional, e de todos os atores da administração pública”, disse o ministro.

Sair da versão mobile