Na última sexta-feira, 4 de julho, foi realizado um simulado de acidente com cobras no Viveiro Florestal de Tekotopa, no Centro Ambiental da Itaipu, na margem paraguaia da usina.
O simulado fez parte do processo de preparação da equipe para potenciais situações de emergência na unidade, em preparação para a próxima abertura do espaço ao público, localizado em Hernandarias, no Paraguai.
O exercício com uma cobra urutu foi realizado dentro da estufa do viveiro, com a participação de funcionários, membros da Brigada de Emergência e da equipe de Medicina e Segurança do Trabalho da Entidade.
Santiago Molina, do Centro de Pesquisas de Animais Silvestres (CIASI), explicou que este é o segundo simulado realizado neste semestre e que a iniciativa busca fortalecer a capacitação dos profissionais para diferentes situações.
“Este exercício faz parte da preparação que estamos fazendo no Centro Ambiental para receber pessoas de fora e, assim, fornecer um local seguro para visitantes, animais e funcionários”, disse ele.
Molina também mencionou que práticas futuras estão planejadas para outros tipos de emergências, como evacuações e fuga de animais.