Ontem, 22 de outubro, segundo publicação no Diário Oficial do Município, o prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, aceitou o pedido de exoneração do coronel Jorge Ricardo Áureo Ferreira, secretário executivo de seu Gabinete.
Aureo sempre foi considerado o braço direito do general, desde quando ele era o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, e teve ativa participação na campanha de Silva e Luna para prefeito.
Para o lugar de Aureo, o prefeito nomeou o secretário municipal de Finanças e Orçamento, general Eduardo Castanheira Garrido Alves.
Ainda ontem, para o lugar de Garrido foi designada a servidora Magda Odette Trindade, atual diretora de Receitas de Bens e Serviços, que responderá pelo cargo cumulativamente.
Dentro da prefeitura e no Legislativo local, Aureo sempre foi considerado um profissional austero, enfrentando tensões internas e divergências sobre a condução administrativa e a execução de projetos estratégicos.
Por sua vez, Garrido vem se mostrando um secretário mais hábil (mais bonzinho, no popular) no âmbito das relações com a comunidade.
O que deve ter influenciado Silva e Luna de fazer a mudança, na tentativa de amenizar as tensões dentro do Executivo e, principalmente, nas relações com a Câmara de Vereadores.
Porém, nos bastidores, especula-se que o coronel Aureo pode ir para uma área em que possui uma grande experiência: a da saúde.
Afinal, há quase 15 anos ele vem trabalhando ao lado de Silva e Luna.
